segunda, 29 de abril de 2024
SpaceMercado

IBGE: volume de serviços cresce 0,9% em maio e atinge 6,4% em um ano

Entre as cinco atividades analisadas pela pesquisa, quatro avançaram no mês

12 julho 2023 - 09h14Por Redação SpaceMoney

Em maio, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,90%, após o recuo de 1,50% no mês anterior. Com o resultado, o setor opera 11,50% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco refere-se a fevereiro de 2020, e 2,00% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro do ano passado.

No acumulado do ano, houve expansão de 4,80%, enquanto em doze meses o avanço foi de 6,40%. 

Entre as cinco atividades analisadas pela pesquisa, quatro avançaram em maio. O maior impacto sobre o índice geral veio do setor de transportes, que cresceu 2,20%, e recuperou parte da perda de 4,30% registrada em abril.

Dentro da atividade, o transporte de cargas avançou 3,70% - o maior patamar de sua série histórica, iniciada em 2011. Com isso, essa categoria ficou 41,30% acima do nível registrado em fevereiro de 2020.

O transporte de passageiros também se expandiu em maio (2,80%), após ter recuado 4,50% no mês anterior.

“Além do espalhamento de taxas positivas pelas atividades, o destaque na expansão dos serviços em maio foi o setor de transportes. Em relação ao tipo de uso, tanto o transporte de cargas quanto o de passageiros avançaram no mês. Já sob a ótica do modal, os principais impactos para o resultado positivo vieram do rodoviário de cargas, do aéreo de passageiros e do aquaviário de cargas. Há dois segmentos que impulsionaram essa última atividade: o de navegação de apoio marítimo e portuário, relacionado a serviços de apoio a plataforma de petróleo, e o transporte marítimo de cabotagem, ligado ao transporte de cargas dentro do país”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.