sábado, 20 de abril de 2024
Cinema

Homem-Aranha é o herói que mais arrecadou na bilheteria no cinema mundial

Faturamentos do Spider só ficam atrás "apenas" de Vingadores e UCM

10 setembro 2021 - 17h21Por Carlos Borges

Nos dias atuais, é quase certo que fazer filmes de super-heróis é sinônimo de bolso cheio, ainda após o sucesso da franquia dos Vingadores nos cinemas. Devido a diversidade de produtores, protagonistas e três sequências no cinema, não existe outro super-herói que rendeu mais bilheteria quanto o Homem-Aranha. Segundo dados do site Box Office Mojo, os oito filmes produzidos do Spider — de 2002 a 2019 — renderam mais de 6,3 bilhões de dólares, média de quase 795 milhões de dólares por cada longa. Se incluirmos “Venom” na soma da franquia, já que é um personagem da franquia do herói, o montante chega a mais de 7,2 bilhões de dólares em faturamento.

O filme do Homem-Aranha que bateu recorde de faturamento foi “Homem-Aranha: Longe de Casa”, lançado em 2019. Com Holland como Peter Parker, o longa arrecadou mais de 1,3 bilhão de dólares apenas em bilheterias, tornando-se a décima maior arrecadação em ingressos de um filme de super-heróis. Em paralelo, a menor arrecadação de um filme do Spider foi em 2014. Na ocasião, “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” arrecadou pouco mais de 708 milhões de dólares.

Atrás apenas de Vingadores e UCM

Os lucros do Homem-Aranha estão atrás de duas franquias: dos Vingadores, que ocupa o segundo lugar de faturamento com mais de 7,7 bilhões de dólares, e da UCM, que já arrecadou cerca de 22,5 bilhões em bilheterias. Da franquia dos Vingadores, o Spider participou de dois filmes: “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. No entanto, é importante ressaltar que na conta da UCM estão incluídos os faturamentos dos longas “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” e “Homem-Aranha: Longe de Casa”, sequência que arrecadou mais de 2,1 bilhões de dólares. Os demais longas do Spider não entram na conta da editora, já que foram produzidos pela Columbia Pictures e Sony antes da existência do Universo Cinematográfico Marvel.

Sequência pode bater recorde

Para a felicidade dos fãs, haverá mais um longa na sequência do Spider interpretado por Holland, que integra o UCM. No dia 17 de dezembro deste ano será lançado o filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”. Existe a possibilidade e expectativa dos três protagonistas do Spider no cinema — Maguire, Garfield e Holland — atuarem juntos na trilogia. Com apenas 24 horas no ar, o trailer acumulou mais de 335,5 milhões de visualizações, de acordo com a produtora. Até então, o recorde de visualizações em uma prévia tinha sido de “Vingadores: Ultimato”, que detinha 289 milhões de acessos no mesmo período de tempo.

Apesar de ainda não ser possível estimar qual será o faturamento da nova produção, o fato de o trailer já ter superado (de longe) o recorde de visualizações de “Vingadores: Ultimato” — filme com maior bilheteria da história do UCM, com quase 2,8 bilhões de dólares arrecadados — e existir a expectativa de a história contar com a participação de três Spiders no mesmo longa dão razões para acreditar que, mais uma vez, o cabeça-de-teia pode ser responsável por engordar de forma histórica os caixas da Marvel e da Sony.