sexta, 19 de abril de 2024
Criptomoedas

Golpes de criptomoedas: como identificar e se proteger contra fraudes de criptomoedas

Essa ação é uma forma de fraude financeira que usa criptomoedas como isca para atrair pessoas para esquemas de golpes

04 novembro 2022 - 14h00Por Redação SpaceMoney

As criptomoedas são uma maneira nova e empolgante de interagir com dinheiro e fazer investimentos bastante lucrativos. No entanto, como são transações financeiras feitas por meios eletrônicos, todo cuidado é pouco. Afinal, os golpistas procuram tirar proveito de pessoas que não sabem como navegar com segurança nesse mundo novo e muitas vezes complexo. 

Os golpes de criptomoedas se tornaram a nova fraude preferida dos cibercriminosos que desejam ganhar dinheiro rápido. Mas calma, existem meios de se prevenir e aproveitar o mundo dos ativos digitais com segurança. 

Continue lendo para saber mais sobre os tipos mais comuns de golpes de criptomoedas e como você pode se proteger contra eles investindo em alguns projetos seguros, como por exemplo a Dash 2 Trade, e que foram validados por instituições de renome.

Investir no Dash2Trade

O que são golpes de criptomoeda e onde é seguro investir?

Golpes de criptomoedas são uma forma de fraude financeira que usa criptomoedas como isca para atrair pessoas para esquemas de golpes. 

Os golpes de cripto podem assumir muitas formas, mas todos eles têm uma coisa em comum: eles usam a promessa de ficar rico rapidamente com criptomoeda para convencer as pessoas a enviar dinheiro e informações pessoais. 

Os golpistas geralmente criam sites falsos ou contas de mídia social que se passam por empresas e até indivíduos legítimos, como por exemplo, exchanges de ativos digitais e criptomoedas, plataformas DeFi ou celebridades.

Os golpistas de criptomoedas estão usando cada vez mais as mídias sociais e o e-mail para atingir as vítimas. Eles também têm como alvo pessoas com baixo conhecimento de criptomoedas, ou aquelas que foram afetadas por uma recente queda de preço em seus investimentos e estão procurando se recuperar. 

Sem surpresa, esses tipos de golpes recentemente se tornaram mais prevalentes devido à facilidade com que os criminosos manipulam conteúdo on-line por meio de bots e outros meios. Muitos investidores perderam centenas de milhares ou mesmo milhões de dólares. 

Embora existam inúmeros golpes que tentam roubar seu dinheiro suado, existem maneiras legítimas de investir em moedas e ativos digitais e obter lucros. Uma das opções de investimento mais seguras do momento é a Dash 2 Trade, um projeto que está desenvolvendo uma série de ferramentas para traders de criptomoedas e teve sua equipe e projeto vallidados pelo Coinsniper e SolidProof, duas autoridades de validação de renome no mundo cripto.

Investir no Dash2Trade

Tipos de golpes envolvendo cripto

Existem muitos tipos de golpes de criptomoedas, e é importante saber como identificá-los para evitar ser enganado. Confira aqui alguns exemplos.

Golpes pump-and-dump 

Também conhecido como 'Rug Pull Scams', os golpes pump-and-dump envolvem inflar artificialmente o preço de um ativo antes de vendê-lo com lucro. No caso de criptomoedas, isso pode significar inflar artificialmente o preço de uma moeda, promovendo-a em canais de mídia social ou em grupos de bate-papo usando informações falsas sobre seu potencial, casos de uso etc. a criptomoeda a preços artificialmente baixos e, em seguida, vendê-la mais tarde a preços mais altos para obter um lucro rápido quando os investidores forem atraídos pelo hype.

Golpes de phishing

Golpes de phishing são um tipo de fraude em que um cibercriminoso envia e-mails ou mensagens falsas se passando por uma empresa respeitável para induzir as pessoas a clicar em links que as levarão a um site de phishing. 

O objetivo é que as vítimas insiram seus dados, como chaves privadas, que são roubadas e usadas pelo golpista. Os e-mails geralmente são muito bem feitos, então pode ser difícil dizer que são falsos. Eles também podem incluir um logotipo ou outra marca oficial da empresa real para torná-los mais convincentes. Nos últimos anos, houve um aumento nos esquemas de phishing direcionados a usuários de criptomoedas. Esses golpes geralmente envolvem um e-mail solicitando chaves privadas ou prometendo moedas grátis que não existem.

Esquemas Ponzi

Os esquemas Ponzi são oportunidades de investimento que prometem altos retornos sobre os investimentos, mas, na realidade, eles tiram dinheiro de novos "investidores" para pagar os "investidores" existentes.  

Os esquemas ponzi, ou como é comumente conhecido no Brasil, o esquema de pirâmide, o golpe  geralmente assumem a forma de sistemas de “staking” ou “mineração em nuvem”, onde os usuários são solicitados a depositar moedas em uma conta e recebem a promessa de um alto retorno sobre seu investimento assim que atingem um limite mínimo. Na realidade, esses projetos não existem e não podem gerar lucros porque não possuem ativos. Esses esquemas dependem de atrair cada vez mais pessoas com promessas de retornos mais altos, que rapidamente se tornam insustentáveis e entram em colapso quando se tornam impossível cumprir essas promessas.

Golpes de doação

Existem alguns tipos diferentes de golpes de doação que visam usuários de cripto. 

O primeiro tipo é quando alguém finge ser uma figura bem conhecida no espaço e se oferece para doar uma grande quantidade de criptomoeda se você enviar uma quantia menor primeiro. 

O segundo tipo está relacionado ao phishing, em que alguém cria um site falso ou perfil de mídia social que se parece com uma troca ou serviço de carteira legítimo e solicita que você deposite fundos nele para receber uma quantidade maior de criptomoeda. 

O terceiro tipo é quando alguém promete dobrar sua criptomoeda se você enviar metade do que você possui. Esses golpes são comuns porque atacam pessoas que são novas no espaço e podem não estar cientes de como essas coisas funcionam. Eles também têm como alvo pessoas que estão ansiosas para colocar as mãos em criptomoedas gratuitas. 

Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de enviar quaisquer fundos para qualquer pessoa, independentemente de quem eles afirmam ser.

Fraudes de chantagem ou extorsão

Se você está sendo chantageado ou extorquido, é provável que o golpista esteja exigindo pagamento em criptomoedas. 

Eles podem ameaçar divulgar informações confidenciais ou prejudicar sua reputação, a menos que você pague. Esses golpes podem ser especialmente eficazes porque exploram nossos medos e desejos naturais para manter nossos segredos escondidos. No entanto, e-mails de extorsão em cripto geralmente são uma farsa, e as supostas informações que eles possuem sobre você não são, de fato, reais. Portanto, você pode simplesmente ignorar esses e-mails e não enviar nenhum valor. 

Como identificar um golpe cripto

Golpes de criptomoeda são comuns e nem sempre óbvios de detectar. No entanto, existem alguns alertas que você deve procurar ao decidir se deve ou não investir em uma criptomoeda.

Se é bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe 

O primeiro sinal de fraude é quando uma empresa oferece uma oportunidade de investimento que parece boa demais para ser verdade, como pagar retornos semanais ou oferecer retornos de até 100%. Estes são sinais clássicos de golpes ponzi, onde as pessoas pagam dinheiro em troca de nada. Se o site parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Isso pode ser porque eles estão usando avaliações e classificações falsas de pessoas reais que foram pagas pela empresa por trás do esquema de criptomoeda. 

Fique de olho nos alertas!

Certos alertas podem indicar que você está lidando com um golpe de criptomoedas. Por exemplo, se alguém promete retornos garantidos ou tenta pressioná-lo a investir rapidamente, como por exemplo, insistindo que você tem um determinado tempo para fazer o investimento, senão nunca mais conseguirá essa condição, isso é um alerta. 

Outros sinais de alerta incluem reivindicações irreais, bônus prometidos por indicar outras pessoas e pressão para manter seu investimento em segredo. Se você vir alguma desses sinais, é melhor ficar longe e encontrar uma oportunidade de investimento mais respeitável.

Pesquise a equipe do projeto

Há algumas coisas importantes a serem observadas ao pesquisar uma equipe. Em primeiro lugar, os membros da equipe são pessoas reais com identidades verificáveis? Em segundo lugar, qual é o seu histórico? Eles estiveram envolvidos em projetos de sucesso no passado? Em terceiro lugar, eles têm as habilidades e conhecimentos necessários para realizar o projeto que estão propondo?

Uma das instiuições que faz esse tipo de pesquisa é a Coinsniper, este site fornece revisões abrangentes de projetos cripto, verificando os membros de sua equipe, o roteiro e o whitepaper. Além disso, o site oferece classificações e recomendações para ajudá-lo a tomar decisões de investimento informadas. O Dash2Trade, por exemplo, foi verificado pela Coinsiper aqui.

Investir no Dash2Trade

Estude o projeto em detalhes

Existe um whitepaper que descreve os objetivos e planos do projeto? O projeto tem um produto ou protótipo que seja funcional? Existem casos de uso claros para o token que está sendo criado? Existe uma comunidade em torno do projeto? Todos esses fatores podem ajudá-lo a avaliar se vale ou não a pena investir em um projeto.

Desconfie de projetos e desenvolvedores anônimos

Ao investir em criptomoeda, desconfie de projetos e desenvolvedores que permanecem anônimos. Embora existam razões legítimas para o anonimato, ele também pode ser usado para ocultar atividades obscuras. 

Existem desenvolvedores que já aplicaram golpes usando outras empresas, como foram identificados ou não conseguem mais usá-las, acabam montando outras para começar a aplicar golpes novamente e permanecer anônimos. Faça sua pesquisa para garantir que o projeto seja legítimo antes de investir.

Como se proteger de golpes com criptomoedas

Desconfie de oportunidades de investimento que parecem boas demais para ser verdade. As criptomoedas ainda são relativamente novas e não existem há tempo suficiente para que alguém tenha alguma experiência real nelas - então, se alguém afirmar que sim, corra!

Faça sua pesquisa autônoma antes de investir em criptomoedas. Basta uma experiência ruim com golpes para causar danos duradouros às suas finanças. Não deixe isso acontecer por não fazer nada! Você pode pesquisar em sites confiáveis e até mesmo em fóruns de usuários na internet. A experiência de outros investidores pode te dar um norte. 

Para evitar ser pego em um golpe de phishing, é de suma  importância verificar o URL do site que você está visitando e certificar-se de que ele é legítimo. Se você receber um e-mail de sua exchange de criptomoedas ou de outra empresa solicitando informações pessoais, certifique-se de contatá-los diretamente antes de inserir quaisquer detalhes em um site de terceiros.

Ignore solicitações urgentes e que parecem sem sentido. Se alguém associado a um projeto está constantemente pedindo para você enviar dinheiro ou tomar alguma outra ação imediatamente, é um sinal de que eles estão tentando enganá-lo. Projetos legítimos nunca precisam pressionar você ou qualquer outro cliente a investir rapidamente ou realizar outras ações sem lhe dar tempo para pesquisar e tomar uma decisão informada.

Nunca, em nenhuma circunstância responda a contatos não solicitados. Se você receber um contato não solicitado de alguém que afirma ser um especialista em criptomoedas ou prometer retornos incríveis do seu investimento, é provável que seja uma farsa. Não responda a essas solicitações e nunca forneça suas informações pessoais ou detalhes financeiros. Exclua quaisquer e-mails ou mensagens suspeitas e denuncie o golpista às autoridades, se puder. Ao estar ciente dos sinais comuns de um golpe de criptomoeda, você pode proteger a si mesmo e ao seu dinheiro.

Denuncie toda e qualquer atividade suspeita imediatamente, tão logo consiga identificá-la.  Se você acha que algo pode ser um golpe de cripto, denuncie às autoridades competentes. Os golpes podem ser difíceis de detectar, mas há algumas bandeiras vermelhas comuns a serem observadas, como promessas de retornos garantidos ou excessivamente altos, pressão para investir rapidamente e riscos de investimento vagos ou inexistentes. Se você não tem certeza se algo é uma farsa, seja cauteloso e denuncie se achar necessário. 

Alternativas de investimento seguras

Agora que revisamos como se proteger de fraudes, vamos dar uma olhada em 3 projetos seguros que prometem ganhos significativos nos próximos meses.

Dash 2 Trade

O Dash 2 Trade (D2T) é o token de um novo projeto inovador, que criou uma plataforma baseada em dados para ajudar investidores e traders a melhorar seu desempenho e aumentar os lucros. A plataforma vai usar uma série de algoritmos para analisar as tendências do mercado e fornecer previsões precisas para os usuários. 

Além disso, o D2T também oferece uma variedade de outras ferramentas úteis, como um calendário econômico, um fórum comunitário e um serviço de alerta de sinais. Com todas essas ferramentas em um só lugar, a D2T oferece aos investidores e traders tudo o que precisam para obter sucesso no mercado financeiro.

O Dash2Trade, talvez a melhor pré-venda de criiptomoedas no momento, conseguiu arrecadar US$ 400.000 em apenas 24 horas de sua pré-venda, e com a propaganda em torno da construção do projeto, arrecadou mais de US$ 3,5 milhões em apenas uma semana. O projeto ainda está em desenvolvimento, mas seu potencial já atraiu investimentos significativos. A equipe por trás do projeto é muito experiente e está confiante do que pode fazer, e se o fizer, a Dash2Trade poderá revolucionar a forma como negociamos criptomoedas.

Investir no Dash2Trade

IMPT

O IMPT é um lançamento de criptomoeda ecológica para redução da pegada de carbono, com caso de uso no mundo real. Em três semanas de pré-venda, mais de US$ 11 milhões em tokens IMPT foram comprados e as vendas entraram na fase 2 quatro semanas antes do previsto — com os investidores entusiasmados com a utilidade única e real do projeto. O caso de uso é para criar um protocolo de compensação de carbono verificável e universal que possa ser confiado por empresas, governos e indivíduos para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente. 

O IMPT será usado para comprar créditos de carbono de fornecedores registrados em um mercado transparente e descentralizado. A equipe IMPT é composta por especialistas ambientais e de blockchain s que estão comprometidos em fazer do mundo um lugar melhor. Para saber mais, visite o site do projeto.

Investir no IMPT

Calvaria

O Calvaria é um novo jogo que recompensa os jogadores de várias maneiras com seus dois tokens nativos. o token RIA está atualmente em uma pré-venda bem sucedida que arrecadou quase US$ 1 milhão desde seu lançamento. 

O jogo utiliza a blockchain Ethereum para criar um mundo virtual descentralizado no qual os jogadores podem ganhar recompensas por sua participação. O jogo é projetado para operar inteiramente com o token RIA, e todas as transações dentro do jogo serão processadas através do uso deste token. 

Além disso, o jogo também oferecerá um segundo token, conhecido como $eRIA, que pode ser usado para comprar itens e serviços virtuais dentro do jogo e para o pagamento de recompensas. O token $CAL também estará disponível para compra durante a pré-venda, e espera-se que este token também seja listado nas principais trocas após a conclusão da venda.

Investir no Calvaria

Conclusão

É importante estar ciente dos sinais de que alguém pode estar tentando enganá-lo. Se for esse o caso, não entre em pânico. Basta seguir as etapas listadas neste artigo para garantir que seus fundos de criptomoedas permaneçam seguros e você não será vítima de fraude. A melhor maneira de evitar ser enganado é educar-se e realizar sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão de investimento. Isso permitirá que você não apenas avalie se uma oferta parece certa ou não, mas também se certificará de que a empresa por trás dela tem o que é preciso quando chegar a hora de cumprir suas promessas.

Além disso, procure usar meios seguros de pagamentos, como cartões digitais que possam ser deletados após o uso, ou até mesmo carteiras digitais físicas. Evite fornecer seus dados antes de ter certeza que está investindo em um projeto idôneo e jamais informe mais dados do que os que são comumente exigidos. Esteja atento aos chats e meios de comunicação dos projetos e tenha experiências mais tranquilas e seguras, e conte com projetos seguros como o Dash2Trade, IMPT e Calvaria.