terça, 23 de abril de 2024
Alta

Gastos do consumidor dos EUA superam expectativas em agosto; inflação sobe

No mês, crescimento foi de 0,8%

01 outubro 2021 - 10h05Por Reuters

Por Lucia Mutikani, da Reuters - Os gastos dos consumidores nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em agosto, mas uma revisão para baixo dos dados de julho manteve as expectativas de que o crescimento econômico desacelerou no terceiro trimestre, já que o ressurgimento das infecções por Covid-19 restringiu a demanda por serviços.

O Departamento do Comércio informou nesta sexta-feira que os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, subiram 0,8% em agosto, deixando de lado a queda nas vendas de veículos causada pela escassez mundial de semicondutores, que está prejudicando a produção de automóveis.

Os dados de julho foram revisados para baixo para mostrar queda de 0,1% nos gastos, em vez de alta de 0,3%, conforme divulgado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 0,6% nos gastos do consumidor em agosto.

A inflação manteve a trajetória de alta em agosto. O índice PCE, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, subiu 0,3% após aumentar pela mesma margem em julho.

Nos 12 meses até agosto, o chamado núcleo do PCE aumentou 3,6%, igualando o ganho de julho.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve para sua meta flexível de 2%. O Fed, na semana passada, elevou sua projeção do índice para 3,7% neste ano, ante 3,0% em junho.