sexta, 26 de abril de 2024
Aquisição

Fundo da Arábia Saudita compra Newcastle United, da Inglaterra, por R$ 2,2 bilhões

Clube se tornou o 14º do campeonato inglês a ter proprietários de maioria estrangeiros

08 outubro 2021 - 09h08Por Redação SpaceMoney
NewcastleNewcastle - Crédito: Getty Images

Há um novo rico no futebol. Nesta quinta-feira (7), um fundo de investimentos de 430 bilhões de dólares ligado ao governo da Arábia Saudita, finalizou a compra do clube inglês Newcastle United. As negociações duraram cerca de 18 meses, até que finalmente foi concluída após aprovação da Premier League.

O consórcio formado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, PCP Capital Partners e RB Sports & Media comprou o time por 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões de reais). O Newcastle pertencia ao empresário britânico Mike Ashley desde 2007, que foi criticado inúmeras vezes pelos torcedores por conta da falta de investimento.

Yasir Al-Rumayyan, que é considerado ‘governador’ do PIF - indicado para o cargo em 2015 por Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita -, se tornará presidente executivo do Newcastle United.

"Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos proprietários do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês. Agradecemos aos torcedores do Newcastle por seu apoio tremendamente leal ao longo dos anos e estamos ansiosos para trabalhar com eles", disse Al-Rumayyan.

Com a oficialização do negócio, o Newcastle se tornou o 14º clube da Premier League a ter proprietários de maioria estrangeiros e torcedores que esperam que seja o início de uma nova era como ocorreu com o Manchester City, que dominou o futebol inglês desde que foi comprado pelo grupo de Abu Dhabi, dos Emirados Árabe em 2008.

*Com informações do Exame