quinta, 25 de abril de 2024
Finanças pessoais

Friends: aprenda seis lições financeiras com os personagens da sitcom

14 fevereiro 2021 - 12h00Por Redação SpaceMoney
FriendsFriends - Crédito: Warner/Divulgação

Já imaginou que seria possível aprender lições financeiras com Friends, uma das sitcoms mais populares das últimas décadas? A plataforma digital de investimentos Rico relembrou características e situações vividas pelos seis personagens principais da comédia, das quais é possível tirar ensinamentos importantes.

1. Busque sua independência 

Segundo a Rico, independência financeira é acumular valores investidos ao longo da vida que arcarão com suas necessidades para que você possa escolher o que quer fazer com mais tranquilidade.

Rachel, por exemplo, já começa o seriado buscando a sua independência após abandonar o próprio casamento e deixar a casa dos pais ricos. A personagem vivida por Jeniffer Aniston inicia sua jornada como garçonete na cafeteria mais famosa da série, o Central Perk, e, alguns anos e empregos depois, acaba tornando-se gerente da Ralph Lauren.

2. Crie uma reserva de emergência

Às vezes nos deparamos com acontecimentos que fogem completamente às previsões, como quando Monica foi demitida do restaurante onde trabalhava poucos dias após ser promovida.

Para estes momentos é necessário ter uma reserva, ou fundo de emergência: aquele dinheiro que deve ficar guardado para ser utilizado apenas em momentos de eventuais necessidades. 


3. Você nunca está velho demais para mudar de carreira

Uma das grandes piadas de Friends é o fato de que nenhum dos amigos sabe exatamente qual é o trabalho de Chandler. O personagem conviveu por muito tempo com um emprego que não gostava, mas, por fim, tomou coragem para mudar de carreira e encontrar algo pelo qual realmente era apaixonado.

A trajetória de Chandler mostra que, às vezes, é necessário sair da zona de conforto e correr atrás dos seus sonhos. Porém, para garantir o pagamento das contas, é importante 
começar a construir sua liberdade financeira desde cedo.

4. Esse dinheiro pode fazer falta no futuro 

De acordo com a Rico, todo mundo tem aquele amigo “gastão” que ama comprar como se não houvesse amanhã. O personagem Joey é exatamente assim e sempre confiou em Chandler, seu melhor amigo, para financiar o aluguel e as necessidades, enquanto usava seu dinheiro sem nenhuma consciência. 
Porém, após perder seu emprego em uma telenovela, as dívidas foram se acumulando e nem mesmo Chandler pôde ajudar o amigo. Com a situação, a lição que fica é: faça um planejamento e gaste de acordo com o que ganha, seja sua renda alta ou baixa.

Conforme explica a Rico, o que fará diferença entre o sucesso e o fracasso da sua vida financeira é seu comprometimento. Quanto mais você se dedicar a organizar as suas finanças, mais tranquilidade você terá.

5. Não dependa de uma única fonte de renda  

Massagista e cantora nas horas vagas, a personagem Phoebe nos ensina que é sempre bom diversificar as fontes de renda e procurar novas formas de garantir remuneração.

Para isso, a Rico indica tirar um tempo para entender quais hobbies/talentos podem gerar renda, além de aplicar o seu dinheiro e fazer com que ele trabalhe por você.

6. Planeje, planeje e planeje

Já se perguntou como é possível que o Ross tenha conseguido seu Ph.D aos 26 anos? A resposta é que o personagem é aficcionado por planejar cuidadosamente todos os aspectos da sua vida.

Para as finanças não existe conselho que funcione melhor. É por meio do planejamento financeiro que é possível traçar estratégias para alcançar metas, como investir melhor, quitar as dívidas ou até mesmo pagar as contas em dia.