sexta, 26 de abril de 2024
Economia dos EUA

Taxa básica de juros nos EUA permanece na faixa de 0% a 0,25% ao ano, anuncia Fed

O encontro é o primeiro após a aprovação de um pacote de US$ 1,9 trilhão em estímulos à economia que pode ajudar a acelerar a inflação norte-americana

17 março 2021 - 15h10Por Redação SpaceMoney

O FOMC (Comitê de Mercado Aberto, da sigla em inglês), do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, decidiu manter o patamar baixo das taxas de juros referenciais do país, entre 0% e 0,25%. O anúncio, feito na tarde desta quarta-feira (17), veio em linha com as expectativas do mercado.

O encontro é o primeiro após a aprovação de um pacote de US$ 1,9 trilhão em estímulos à economia proposto pelo presidente Joe Biden que pode ajudar a acelerar a inflação norte-americana, que já acumula variação positiva de 1,7%, de acordo com o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, da sigla em inglês).

No entanto, mesmo com a alta no índice, as autoridades do Fed já haviam indicado que os juros permanecerão baixos até a recuperação dos empregos no país. A taxa de desemprego dos EUA fechou fevereiro de 2021 em 6,2%, percentual 2,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.