quinta, 25 de abril de 2024
Pandemia

FMI defende investimento público e assistência social para a retomada da economia mundial

Declarações sobre o assunto foram dadas pelo chefe da divisão de política fiscal da entidade

30 abril 2021 - 15h20Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Engin akyurt via Unsplash

O chefe da divisão de política fiscal e supervisão do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse, no Fórum do Desenvolvimento, organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e realizado ontem (29), que o momento atual é ideal para as nações focarem investimento público para a recuperação econômica mundial no pós-pandemia.

Além disso, o executivo também defendeu a implantação de políticas de assistência social para auxiliar os mais pobres e dar sobrevida às empresas.

"Esse é o momento de focar em investimento público. Primeiro as taxas de juros permanecem baixas e o setor privado ainda está deprimido, porque as empresas e pessoas estão aguardando para ver o que o futuro aguarda. O investimento público pode ajudar, há também complementariedade. Em momentos de incerteza, os efeitos multiplicadores desses mecanismos são muito significativos", afirmou Medas.

"Vimos que os governos tiveram que encontrar soluções rápidas através dos sistemas existentes. O Brasil criou novos programas que ajudaram a lidar com a pobreza, mas é importante ter essas redes de proteção social permanentes", completa.