quinta, 25 de abril de 2024
Análise

Eficiência e diversificação serão fundamentais para cooperativas de crédito brasileiras, diz Fitch

Agência analisou dados públicos dos números agregados de todas as cooperativas em atividade no Brasil em comparação com o Sistema Financeiro Nacional

18 agosto 2021 - 10h23Por Redação SpaceMoney

Nesta quarta-feira (18), a Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco, publicou um relatório que traz o panorama completo da estratégia e do perfil financeiro das cooperativas de crédito singulares, três cooperativas centrais, além de dois bancos cooperativos, que, no total, somam cinco sistemas de cooperativas.

Chamado de ‘Cooperativas de Crédito no Brasil’, o relatório também faz uma análise dos dados públicos dos números agregados de todas as cooperativas em atividade no Brasil em comparação com o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A agência analisa o desempenho do setor em um ano desafiador, no qual as cooperativas de crédito mantiveram uma tendência de forte expansão de suas operações, acima da média do SFN.

O documento da Fitch ainda avalia como as receitas menores de tesouraria e o aumento considerável de despesas fixas impactaram os resultados e os índices de capitalização dessas empresas.

Confira o relatório.

Com informações da Fitch Ratings