sexta, 26 de abril de 2024
Alerta

Fitch diz que disputa sobre limite da dívida pressiona classificação de crédito dos EUA

Agência de classificação de risco acredita que serão tomadas medidas para aumentar ou suspender o teto da dívida a tempo de evitar um calote

01 outubro 2021 - 14h25Por Reuters
FitchFitch - Crédito: Reuters

Por Mehr Bedi e Karen Pierog, da Reuters - A agência de classificação de risco Fitch disse nesta sexta-feira que a classificação de crédito soberano "AAA" dos Estados Unidos pode ser pressionada se os parlamentares federais não resolverem o limite da dívida em tempo hábil, ressaltando que a ameaça política e a flexibilidade de financiamento reduzida podem aumentar o risco de inadimplência.

Uma suspensão de dois anos do teto da dívida expirou em julho, e democratas e republicanos no Congresso dos EUA continuam em desacordo.

A Fitch disse acreditar que serão tomadas medidas para aumentar ou suspender o teto da dívida a tempo de evitar um calote. Mas disse que os últimos esforços sem sucesso para resolver o assunto "indicam que o impasse atual pode estar entre os mais prolongados desde 2013".

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, alertou que o governo pode ficar sem dinheiro até 18 de outubro se o teto da dívida não for elevado ou suspenso, levando à primeira inadimplência da história.

"Vemos a chegada do dia (18 de outubro) para o Tesouro sem que o limite da dívida tenha aumentado como o principal risco para a vontade e capacidade do país de pagar", disse a Fitch em um relatório. "Se isso parecer provável, nós revisaremos o rating soberano dos EUA, com prováveis implicações negativas."

Quanto à inadimplência, a Fitch disse que "rebaixaria apenas os instrumentos afetados para um nível de classificação de inadimplência, enquanto os instrumentos não inadimplentes que continuassem apresentando bom desempenho manteriam suas classificações atuais".

A Fitch mantém perspectiva negativa para o rating "AAA" desde julho de 2020.

Por Mehr Bedi e Karen Pierog