sexta, 26 de abril de 2024
Manifestação oficial

Firjan critica aumento da Selic e cita comprometimento da recuperação econômica

Entidade cobrou outros instrumentos para conter inflação

23 setembro 2021 - 08h50Por Redação SpaceMoney
FirjanFirjan - Crédito: Divulgação

Em comunicado nesta quarta-feira (22), a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) criticou o aumento da taxa básica de juros (Selic) para 6,25% e afirmou que a recuperação de uma econômica ainda fragilizada poderá ser comprometida.

Para a entidade, acelerar o ritmo de aumento da Selic “é excessivo neste momento”. Ontem, o Banco Central elevou a taxa básica de juros em 1,0 ponto porcentual, por unanimidade, de 5,25% para 6,25% ao ano.

“Acreditamos que a evolução do quadro inflacionário atual e as expectativas inflacionárias à frente seguem sendo de manutenção do ciclo de alta da taxa de juros, dados os fatores relacionados ao risco fiscal e a recomposição da demanda”, disse a Firjan no comunicado.

Fora isso, a federação afirma que fatores relacionados à inflação de custos, como a crise energética e a restrição de insumos, continuam pressionando e exigindo outros instrumentos para o controle inflacionário, e não somente a elevação da taxa básica de juros.

Por fim, a Firjan ressalta ainda que a estabilidade de preços e o crescimento sólido da atividade econômica passam necessariamente pela retomada da confiança dos empresários.

“Sendo assim, é inadiável a aprovação de reformas estruturais, como a administrativa, contribuindo para um equilíbrio sustentável das contas públicas”, finalizou a entidade.