sexta, 26 de abril de 2024
Moeda digital

Fed planeja publicar documento sobre uma possível criptomoeda própria

Informação foi revelada por meio de um comunicado de imprensa

20 maio 2021 - 17h13Por Redação SpaceMoney

O Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) planeja publicar um documento, no verão do Hemisfério Norte, que terá um "foco particular na possibilidade de emissão de uma moeda digital do banco central dos EUA", de acordo com um comunicado de imprensa divulgado hoje (20). As informações são do The Block.

“O Federal Reserve está estudando esses desenvolvimentos e explorando maneiras de refinar seu papel como provedor principal de serviços de pagamento e como autoridade emissora de moeda dos EUA", disse o comunicado.

O texto também afirma que as principais preocupações são se os EUA podem melhorar o atual sistema de pagamentos domésticos. O presidente da instituição, Jerome Powell, disse que a moeda digital de bancos centrais (CBDC, na sigla em inglês) seria projetada para trabalhar junto com os sistemas de pagamentos atuais, incluindo dinheiro, ao invés de substituí-los.

"O desenho de um CBDC levantaria importantes políticas monetárias, estabilidade financeira, proteção ao consumidor, questões jurídicas e de privacidade e exigirá reflexão e análise cuidadosas – incluindo contribuições do público e de funcionários eleitos", disse ele.