quinta, 18 de abril de 2024
Economia americana

EUA: inflação registra alta de 0,5% em maio, abaixo do esperado

Na base anual, o avanço do Índice de Preços PCE foi de 3,4%

25 junho 2021 - 10h40Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O núcleo da inflação medida pelo Índice de Preços PCE dos EUA teve alta mensal de 0,5% em maio, levemente abaixo do esperado de 0,6% e da leitura anterior de 0,7%.

Na base anual, o avanço do PCE foi de 3,4%, em linha com o esperado, mas acima da leitura anterior de 3,1%. O indicador é o mais referenciado pelo Federal Reserve para a medição da inflação no país.

O país também divulgou a variação da renda pessoal dos americanos, que caiu 2% na base mensal, abaixo do esperado de queda de 2,5% e da leitura anterior de -13,1%.

Já os gastos pessoais em maio ficaram estáveis em comparação com alta esperada de 0,4% e a leitura anterior de 0,9%.

O consumo pessoal dos americanos caiu 0,4%, contra a alta de 0,3% na leitura anterior.

Os investidores têm acompanhado de perto os números de inflação dos EUA, junto aos comentários de dirigentes do Federal Reserve sobre a recuperação da economia do país, para avaliar se a autarquia deverá iniciar um processo de abrandamento das políticas monetárias acomodativas antes do previsto. 

Na semana passada, o Federal Reserve mudou a postura em relação ao início do novo ciclo de alta de juros, antecipando a probabilidade em um ano para 2023.