sexta, 26 de abril de 2024
Finanças Comportamentais

Entendendo a mensagem subliminar dos investimentos

No mundo dos investimentos, manter um olhar atento para perceber onde estão mensagens subliminares é essencial para identificar quais oportunidades são ou não verdadeiramente boas

31 maio 2022 - 12h22Por Rodrigo Wiethorn

As mensagens subliminares são um assunto um tanto polêmico e que já geraram muitas manchetes de jornal por aí. Mas para além de teorias da conspiração, essa é uma técnica de persuasão amplamente utilizada e que está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos

Não é apenas de áudios que, ao serem rodados ao contrário, mostram uma outra mensagem implícita que essa ferramenta se constrói. Algumas sutis indicações já são suficientes para que você acabe “caindo” nessa trama.

No mundo dos investimentos, manter um olhar atento para perceber onde estão mensagens subliminares é essencial para que possa identificar quais oportunidades são ou não verdadeiramente boas para você.

Venha entender tudo o que precisa sobre o assunto e proteja seus investimentos conhecendo a Mensagem Subliminar!

O que é Mensagem Subliminar?

Podemos definir a Mensagem Subliminar como sendo qualquer conteúdo que possa ser absorvido pelo subconsciente humano de forma natural. 

Chamada também de percepções subliminares, o que torna essa estratégia de persuasão tão perigosa ou vantajosa - dependendo do ponto de vista - é sua sutileza, já que não a percebemos a não ser que tenhamos um olhar muito atento.

Ainda que carreguem um senso comum de serem algo ruim, as mensagens subliminares podem ser usadas para diversos fins. Muitos deles são vantajosos tanto para quem as aplica, quanto para quem as recebe. Tudo depende de quais serão seus fins.

Um exemplo simples desse tipo de mensagem em nosso dia a dia são os comerciais de televisão. Quem nunca ficou com vontade de tomar refrigerante depois de ver uma propaganda com a bebida gelada sendo derramada no copo? Esse é um tipo de mensagem subliminar que chamamos de visual, ou seja, que nos implanta uma ideia - no caso tomar o refrigerante - por meio de imagens.

Além das mensagens subliminares visuais, temos também as chamadas sub audíveis e mensagens backmasked. Ambas envolvem a questão da audição, mas enquanto a primeira se refere a mensagens escondidas por trás de um som, a segunda é aquela gravada de trás para a frente.

No mundo dos investimentos, são as percepções subliminares visuais que mais vão aparecer. E agora que já tem uma base de entendimento do assunto, vamos ver na prática como ele pode influenciar suas decisões.

Como a Mensagem Subliminar afeta meus investimentos?

Para entendermos como as mensagens subliminares afetam nossos investimentos, precisamos voltar um pouco no assunto e mencionar um outro termo: a heurística.

Ela nada mais é do que um atalho que nosso cérebro tem para facilitar a tomada de decisão e poupar energia. Sabe quando não conseguimos nos lembrar se trancamos a porta ao sair de casa, ou se escovamos os dentes pela manhã? Pois bem, isso é efeito da heurística, que nos ajudou a fazer essas ações de maneira tão automática que sequer nos lembramos.

Quando se trata de investimentos, as mensagens subliminares vão agir como gatilhos para a heurística dos investidores.

Para que entenda melhor, vamos ver um exemplo.

Imagine que você é um investidor com alguns anos de experiência, e por isso já sabe bem como todo esse processo funciona, o tornando algo natural. Ao se deparar com um suposto bom investimento, sem nem pensar duas vezes, acabam investindo de maneira automática.

Isso ocorreu apenas porque essa primeira visualização que teve do suposto bom investimento continha uma mensagem subliminar positiva. Isso não significa que no fim esse investimento será ruim, mas para evitar que seja, é sempre bom analisar a fundo para que essas mensagens não o peguem desprevenido.

Conclusão

Entender o funcionamento da mensagem subliminar é uma estratégia muito boa para conseguir encontrar brechas mais atrativas no seu mercado.

Pense que ela vai funcionar como imãs, atraindo muitos investidores que não se preocuparam em analisar a situação. Fazendo isso, você garante que o seu investimento será muito bem aproveitado!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.