segunda, 06 de dezembro de 2021
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

A heurística dos investimentos: entenda tudo sobre o assunto

Ações inconscientes podem levar a escolhas imprudentes com o seu dinheiro

22 novembro 2021 - 12h30
A heurística dos investimentos: entenda tudo sobre o assunto

Quando se trata de investir, é quase imprescindível entender como as decisões que tomamos podem ser influenciadas.

Assim como os gatilhos mentais e as decisões emocionais moldam nossas escolhas, há ainda mais um ponto que pode ser muito interessante ser estudado caso você queira manter um maior e melhor controle sobre os seus investimentos. Estamos falando sobre a heurística.

Sendo essa uma espécie de piloto automático do nosso cérebro, que nos ajuda a tomar decisões de forma inconsciente, compreender e influenciar a sua própria heurística é essencial para que faça escolhas muito mais direcionadas e inteligentes.

Vamos aprender tudo o que é necessário sobre essa estratégia de comportamento.

O que é a heurística dos investimentos?

Tenho certeza que alguma vez na vida você realizou algo tão automático que depois nem se lembrava de fazer. Sabe aquela dúvida que surge do nada em nossa mente como “será que tranquei a porta de casa” ou “será que desliguei o fogo”?

Esses são exemplos práticos e cotidianos da heurística!

De forma mais técnica ela é uma ação inconsciente realizada pelo nosso cérebro que nos ajuda a poupar tempo e esforço com decisões cotidianas. Ou seja, uma vez que algumas ações se tornam recorrentes em nosso dia a dia e não precisam de tanta atenção para serem realizadas, como trancar uma porta, nossa mente passa a realizá-las em um modo automático.

A heurística é essencial para os seres humanos pois permite que foquemos nossa atenção em pontos mais importantes do nosso dia, evitando a fadiga do nosso cérebro.

Quando se trata de investimentos, por outro lado, a heurística se torna um risco muito grande. Ela irá contribuir para que tomemos decisões mais rápidas e objetivas, o que é um ótimo ponto positivo. Entretanto, ela também fará com que seja mais fácil fazer escolhas imprudentes com os investimentos.

Para usufruir dos benefícios que a heurística traz sem que sejamos pegos por armadilhas, precisamos focar em alguns pontos especiais que tornaram suas escolhas muito mais seguras.

Como usar a heurística dos investimentos a seu favor?

Os pontos que vamos trazer aqui para te ensinar a lidar com a heurística podem até parecer um tanto óbvios, mas é exatamente por essa razão que acabamos nos esquecendo deles.

Como mencionamos, a heurística dos investimentos vai procurar por brechas para evitar a fadiga da tomada de decisão. Se você se concentrar em passos primordiais de qualquer escolha bem feita, será impossível que seu cérebro faça uma escolha ruim de forma inconsciente.

Foque em seus objetivos

O primeiro ponto que devemos mencionar é que jamais se deve perder de vista o que desejamos alcançar no final. Organizar bem as suas metas e ideias é a forma mais simples de não tomar decisões ruins.

Com elas em mente, mesmo quando acabar fazendo uma escolha que no fim não foi tão boa quanto o esperado, será capaz de aprender e organizar melhor suas próximas ações. Afinal, investir sempre pede um pouco de risco.

Entenda sua tolerância ao risco

Todos nós temos um nível de tolerância ao risco que precisa ser medido e controlado. De forma simples, ele nos diz o quanto estamos dispostos a investir sem ter plena certeza do retorno.

Essa dica é importante porque nos mostra que ter essa tolerância bem medida evitará que a heurística dos investimentos ultrapasse os seus limites. Se não pararmos para refletir sobre tais tolerâncias, é fácil que cometamos erros.

Se mantenha informado

A estratégia de ouro para sempre se dar bem com seus investimentos são as informações. Não estamos falando apenas de dados de mercado, os quais são importantíssimos, mas sim de notícias, estudos de mercado, tendências e o que mais encontrar sobre o nicho em que deseja investir.

Pesquisar e entender como o seu ambiente de investimento funciona é a forma ideal de tomar boas decisões!

Conclusão

A heurística dos investimentos é uma realidade da qual não podemos fugir. Realizada de forma totalmente inconsciente, é difícil que controlemos ela, mas não é impossível.

Moldar a sua mente para que foque nos principais pontos, como seus objetivos, traçará um caminho mais linear entre você e as boas escolhas. Agora que já sabe como, comece a implementar as boas práticas para que a heurística não cometa nenhum erro nos seus investimentos.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content