terça, 30 de abril de 2024
Empresas

Embraer (EMBR3): República Tcheca escolhe C-390 Millennium como nova aeronave de transporte militar

País pretende adquirir duas aeronaves

17 outubro 2023 - 08h56Por Lucas de Andrade

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas da República Tcheca anunciaram o início das negociações para a potencial aquisição do Embraer C-390 Millennium, da Embraer (EMBR3), como sua aeronave de transporte militar.

A decisão de iniciar as negociações para a possível compra foi baseada em uma avaliação e análise de mercado preparada pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, que identificou o C-390 como a solução mais adequada para atender aos requisitos do Exército do país.

A República Tcheca pretende adquirir duas aeronaves que ampliarão significativamente sua capacidade de transporte aéreo, e permitiram que o Exército da República Tcheca realize operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios.

Além disso, o C-390 Millennium tem menos manutenção quando comparado a outras aeronaves, o que resulta em maior disponibilidade e menores custos ao longo de seu ciclo de operações.

As negociações iniciais já começaram e preveem a assinatura de um contrato de aquisição de duas aeronaves e suporte associado.

O contrato inclui também uma solução completa de treinamento para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e um plano robusto de entrada em operação com a presença local da equipe da Embraer no país no início do processo.

Após esse anúncio, a República Tcheca se torna a sexta nação e o quarto país da OTAN na Europa a escolher o C-390, seguido do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria.

A frota atual de seis aeronaves apresentou uma disponibilidade operacional de cerca de 80,00%, com uma taxa de conclusão de missão acima de 99,00%, o que demonstra uma produtividade excepcional na categoria.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, e pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho.

 

Tags: EMBR3, Embraer