terça, 30 de abril de 2024
Empresas

Embraer (EMBR3): Primeiro KC-390 Millennium entra em serviço na Força Aérea Portuguesa

Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo

20 outubro 2023 - 09h38Por Lucas de Andrade

O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço na Base Aérea de Beja, informou a Embraer (EMBR3).

A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP.

Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira (16), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil. 

“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.

O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves militares de transporte de sua categoria, e voa mais rápido e mais longe. A configuração de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já comprovou suas capacidades em operações da Força Aérea Brasileira

Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.

Tags: EMBR3, Embraer