sexta, 29 de março de 2024
Repercussão

Elevação da Selic para 4,25% ao ano encarece o crédito para produtores rurais, diz Faesp

Presidente da entidade diz que linhas especiais de financiamento do Plano Safra 2021/22 já poderão refletir o movimento de alta da taxa de juros

17 junho 2021 - 11h46Por Redação SpaceMoney

Nesta quarta-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual. Com a decisão, a Selic chega ao patamar de 4,25% ao ano.

Para Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), "o novo ciclo de aumento da Selic está encarecendo o crédito rural nas instituições financeiras, dificultando sua contratação pelos produtores rurais, podendo reduzir os investimentos no campo".

O executivo alerta que o Plano Safra 2021/22, cujo anúncio deverá ser feito na próxima semana pelo Governo Federal, pode refletir o movimento de juros mais elevados nas distintas linhas de financiamento.

Além disso, as dificuldades orçamentárias da União deverão limitar a disponibilidade de recursos para as linhas especiais de crédito, fazendo com muitos produtores tenham de procurar diretamente o mercado financeiro para contratar empréstimos a juros de mercado. "Assim, a Selic mais elevada causa problemas para o setor", avalia Meirelles.

Com informações de Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação.