sexta, 26 de abril de 2024
Criptomoedas

El Salvador pode adotar bitcoin como moeda oficial, e Paraguai deve seguir os mesmos passos

Segundo o presidente do país, a medida abriria os serviços financeiros para 70% dos salvadorenhos que não têm conta em banco

07 junho 2021 - 14h44Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Icons8 Team via Unsplash

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, anunciou um plano para reconhecer legalmente o uso do Bitcoin no país. Atualmente, o dólar americano é o dinheiro oficial em El Salvador.

O político também afirmou que vai enviar uma proposta sobre o tema ao Congresso do país ainda nesta semana. Caso a proposta se concretize, El Salvador se tornará a primeira nação no globo a adotar formalmente a principal criptomoeda do mundo como divisa.

El Salvador tem cerca de 6,4 milhões de habitantes, de acordo com informações do Banco Mundial. Segundo o presidente do país, a medida abriria os serviços financeiros para 70% dos salvadorenhos que não têm conta em banco.

"O Bitcoin tem uma capitalização de mercado de US$ 680 bilhões. Se 1% disso for investido em El Salvador, isso aumentaria nosso PIB em 25%", disse o político em sua conta oficial no Twitter.

"Esperamos que esta decisão seja apenas o começo para fornecer um espaço onde alguns dos principais inovadores possam reimaginar o futuro das finanças, potencialmente ajudando bilhões em todo o mundo", completou.

Paraguai caminha pela mesma estrada?

Após o anúncio de El Salvador, um deputado paraguaio, Carlitos Rejala, disse, em seu Twitter, que pretende começar um projeto com Bitcoin em seu país.

Segundo o congressista, esta semana o país irá começar um "importante projeto para inovar o Paraguai na frente do mundo".

Rejala não deu muitas informações sobre o projeto, mas sugeriu uma possível parceria com a empresa de pagamentos PayPal.

*Com informações de BBC