quinta, 25 de abril de 2024
Projeção

Economia da Itália pode crescer acima de 5,8% em 2021, diz ministro

Em sua última previsão em abril, o Tesouro da Itália havia estimado crescimento de 4,5% neste ano e de 4,8% em 2022

06 setembro 2021 - 08h45Por Reuters

Por Francesca Landini e Giuseppe Fonte, da Reuters - A economia italiana pode crescer neste ano mais de 5,8% e registrar uma melhor relação entre déficit e dívida do que é esperado, afirmou o ministro italiano da Economia, Daniele Franco, neste domingo.

Ao falar em uma conferência anual de negócios em Cernobbio, no Lago Como, Franco acrescentou que o governo de Roma está comprometido com o objetivo de tornar o rebote do pós-pandemia em um crescimento mais alto e estrutural. 

Em sua última previsão em abril, o Tesouro da Itália havia estimado crescimento de 4,5% neste ano e de 4,8% em 2022. A terceira maior economia da zona do euro encolheu em um recorde negativo no pós-guerra de 8,9% em 2020. 

Desde abril, o panorama tem melhorado gradualmente e a agência reguladora orçamentária italiana (UPB) disse no mês passado que espera um crescimento da economia do país em 5,8% em 2021. 

"Uma forte recuperação está a caminho e não podemos excluir que o crescimento do PIB será mais forte que o estimado pela UPB", disse Franco. "É importante que a recuperação seja rápida, mas o desafio mais importante é atingir um crescimento estrutural mais forte", acrescentou.