sábado, 20 de abril de 2024
Dia do Consumidor

Dia do Consumidor: 5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar as ofertas de forma consciente

15 março 2021 - 16h43Por Redação SpaceMoney

Segundo a SimilarWeb, as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais durante a semana do consumidor. A expectativa é que as vendas sejam quatro vezes maior comparado a um dia comum, segundo o site de comparação de preços Buscapé.

Confira, abaixo, cinco dicas da Simplic, fintech de crédito pessoal online com mais de 4,7 milhões de contas em todo o Brasil, para que os consumidores possam aproveitar a data de forma consciente, evitando endividamentos desnecessários.

Planejamento

É importante você entender quanto do seu orçamento está disponível para novas compras, assim você avalia se é possível fazer um pagamento à vista, por exemplo, e evita surpresas quando chegar a fatura do cartão de crédito, porque já sabe que destinou determinado valor para essas compras.

Faça uma lista

Antes de fazer buscas e ver os descontos, faça uma lista do que você quer comprar, do que tem em mente e do que está precisando. Procure fazer essa lista por ordem de prioridade dos itens, ou seja, o que é mais necessário ou o que você mais gostaria de comprar ao que é menos necessário ou importante no momento.

Você realmente precisa desse produto?

Essa é a hora de fazer uma auto avaliação e ser sincero consigo mesmo. Você realmente precisa desses itens? Onde eles se encaixam e qual é a prioridade que eles têm para você e para sua vida financeira agora? Após essa avaliação, reveja sua lista.

Monitore os preços e os descontos

Depois de fazer uma avaliação e de consciência tranquila sobre o que precisa comprar, é hora de aproveitar os descontos que a data proporciona. Monitore os preços dos produtos que deseja.

Para isso, é possível utilizar sites que fazem comparativos de preços, evidenciando as melhores ofertas. É possível fazer isso durante toda a semana de ofertas. Fique atento aos falsos descontos e cuidado com o frete grátis – muitas vezes o valor do frete é incorporado ao produto.

Que tal um cashback?

Além dos descontos, existem algumas formas de economizar durante as compras. Muitos sites e lojas oferecem parcerias com a possibilidade de receber uma parte do dinheiro de volta após a compra – o cashback. Comprar nesses sites também pode ser uma boa alternativa para a data. Mas fique atento e busque sites de confiança, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar.