terça, 23 de abril de 2024
Oportunidades de investimento

Dia da Mulher: conheça 13 startups promissoras com liderança feminina

08 março 2021 - 13h11Por Redação SpaceMoney

Cerca de R$ 19,7 bilhões foram investidos em startups brasileiras ao longo de 2020, segundo a Associação Brasileira de Startups. Porém, quando olhamos para empresas fundadas e/ou lideradas por mulheres, a situação não é positiva.

De acordo com dados da Crunchbase, o financiamento de risco global para empresas fundadas por mulheres caiu 27% no ano passado. Para diminuir essa diferença entre os gêneros, a advogada Rafaela Bassetti fundou a Wishe, um grupo de investimento focado em startups inovadoras lideradas por mulheres.

"As mulheres foram severamente impactadas pela pandemia, por diferentes razões. Nesse contexto, sentimos um aumento da busca por investimento por parte das empreendedoras, especialmente entre aquelas que conseguiram ajustar o seu negócio e sua oferta digital e encontraram uma via de crescimento", comenta Rafaela.

Além da Wishe, outras empresas criadas por mulheres têm chamado a atenção do mercado e buscam investimentos para crescer ainda mais. Neste Dia Internacional da Mulher, conheça outras 12 startups promissoras com liderança feminina.

Newa

Especializada na capacitação de líderes e colaboradores, a Newa transforma as organizações por meio da diversidade, inclusão e inovação. Juntas, as sócias-fundadoras Carine Ross e Kaká Rodrigues buscam apoiar as empresas no desenvolvimento de lideranças que valorizem e respeitem a diversidade, promovam a escuta ativa e sejam verdadeiras aliadas para impulsionar a equidade de gênero dentro das organizações. 

Posiciona

A Posiciona - Educação e Desenvolvimento, é uma consultoria que capacita as equipes e melhora o desempenho nas áreas de vendas e atendimento por meio da educação corporativa. Criada em 2017 pela especialista em vendas Carol Manciola, a startup tem como objetivo transformar os gestores, gerentes e profissionais que estão à frente das vendas e do atendimento e agregar valor ao processo de compra. 

Bee Touch

Com ferramentas para mapear riscos psicossociais de saúde mental e ocupacional, a healthtech conta com uma plataforma inovadora: a Avax Psi, primeira solução digital de avaliações psicológicas a partir de data science do Brasil. A Bee Touch foi criada pela psicóloga, professora e pesquisadora Ana Carolina Peuker, a psicóloga, mestre e doutora em Ciências Médicas Sibele Faller e o cientista da computação, Felipe Scuciatto.


Uffa

O Uffa é o primeiro super portal financeiro do Brasil. Por meio dele é possível negociar dívidas com meios de pagamentos alternativos, como cartões de crédito ou débito, boleto e QR Code, receber cashback ao pagar contas em dia e vouchers especiais de desconto.

Os usuários também podem solicitar empréstimos, abrir conta corrente e fazer a gestão das suas finanças pessoais. Fundada em 2020 por Ana Paula Pisaneschi, a fintech conta ainda com uma inteligência artificial exclusiva com reconhecimento emocional interativa e já possui mais de 11 milhões de CPFs e CNPJs cadastrados e 11 instituições parceiras com apenas um ano de funcionamento.

Taqe

Fundada em 2017, a Taqe é uma HRtech que atua como conectora do ecossistema de empregabilidade e oportunidades. Por meio de testes gamificados e profissionais certificados e treinados, a plataforma une recrutadores de grandes e médias empresas a candidatos em cargos de entrada e operacionais. O objetivo da startup, segundo a cofundadora Denise Asnis, é ampliar as oportunidades e aumentar a produtividade das empresas. 

VOLL

A VOLL é uma plataforma mobile first para gestão de transporte corporativo. A ferramenta foi projetada para simplificar processos, otimizar custos e facilitar a mobilidade dos colaboradores de empresas de médio e grande porte.     

Fundada em 2017 por Jordana Souza, a startup se consolidou como referência em mobilidade corporativa e recebeu um aporte de R$ 4 milhões da Iporanga e Wayra, hub de inovação da Vivo no Brasil.

RankMyApp

Fundada por Juliana Assunção em 2015, a RankmyApp vem transformando os resultados de performance de aplicativos e sites por meio de estratégias de mobile marketing. A startup também faz parte do portfólio da Wayra.

Pluginbot

Fundada em 2017 pela advogada Melina Yasuda, a Pluginbot é a primeira startup da América Latina a criar uma plataforma de gestão de inteligência artificial aplicada a robôs físicos e virtuais. A empresa oferece serviços com aplicações para hospitalidade, varejo, segurança, healthcare, bancos, eventos e atendimento.

Conube

Fundada por Taís Pinheiro, a Conube é uma fintech que faz contabilidade e reduz a burocracia no dia a dia das empresas. O objetivo da startup é facilitar a vida dos empreendedores para que possam focar apenas no crescimento de seus negócios por meio de uma plataforma online totalmente intuitiva, construída a partir de feedbacks dos próprios clientes.

Get up Cloud

A Getup Cloud nasceu em 2013 com o objetivo de trazer mais informações e dados sobre DevOps, prática que unifica o desenvolvimento e operação de software. Fundada por Andrea Thompsen, a startup é especializada em oferecer tecnologias Open Source, como Containers e Kubernetes, uma plataforma de serviços que aumenta a agilidade e eficiência no desenvolvimento de software.

Medei

A Medei cuida do pós-desligamento de funcionários por meio de um workflow exclusivo, com gravação do ato homologatório em videoconferência. Fundada em 2011 pela advogada Fernanda Medei, a empresa conta com profissionais especializados e aptos a resolver todas as dúvidas dos ex-funcionários.

Além disso, a startup oferece um atendimento humanizado para acolher cada desligamento, tornando o ato da homologação menos robotizado, mais sincero, eficaz e seguro. 

Omie

Plataforma de gestão (ERP) na nuvem número um do Brasil, a Omie oferece educação e serviços financeiros para contadores e empreendedores de todos os portes, Fundada em 2013 com o propósito de impulsionar negócios inovadores e soluções disruptivas, é a única empresa do segmento a figurar no ranking da Deloitte das 100 empresas que mais crescem no país, em terceiro lugar.

A frente da empresa estão Camila Yu Mateus, diretora de Branding e responsável pela comunicação e eventos, e Aurora Suh, Chief Revenue Officer da Omie e diretora da Ellevate Network, grupo global de executivas que conecta líderes femininas apoiando o seu desenvolvimento. 

Com informações da Pineapple Hub