sexta, 29 de março de 2024
Fique de olho

Destaques do dia: Orçamento, CPI da Covid e recuperação da economia dos EUA

Esses são os principais eventos a serem acompanhados pelos investidores nesta segunda-feira

12 abril 2021 - 09h13Por Investing.com
monumentos_brasilia_cupula_plenario_da_camara_dos_deputados3103201341monumentos_brasilia_cupula_plenario_da_camara_dos_deputados3103201341 - Crédito: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Por Geoffrey Smith e Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, prevê um aumento nas contratações e no crescimento econômico - mas ainda quer o uso de máscaras e o distanciamento social. A pandemia vai de mal a pior na Índia, o que derruba a rúpia e as ações locais.

Enquanto isso, o Reino Unido abriu os pubs e lojas não essenciais novamente depois de atingir os limites principais na campanha de vacinação. As ações dos EUA caem antes do início da temporada de balanços, enquanto as ações da Alibaba saltaram depois que o Partido Comunista Chinês optou por não impor a multa antitruste mais severa possível.

A Microsoft  está prestes a realizar a maior aquisição desde 2016.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na segunda-feira, 12 de abril.

1. Guerra do Orçamento

O Palácio do Planalto foi atropelado pela decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de determinar a criação da CPI da Covid-19 em um momento em que tentava fechar um acordo para o Orçamento deste ano e a negociação, que havia avançado nas últimas horas, regrediu, disseram fontes ouvidas pela Reuters.

Após intensas conversas, o Palácio do Planalto havia chegado a alguns pontos comuns na noite de quinta-feira para tentar resolver o problema em que se transformou a aprovação do Orçamento.

O Estado de S. Paulo aponta que o impasse em torno da proposta ganhou um novo capítulo com uma guerra de pareceres entre os poderes. Câmara e Senado se armaram com notas técnicas de suas respectivas consultorias para mostrar que o presidente Jair Bolsonaro pode sancionar o Orçamento sem vetos às emendas parlamentares. O Ministério da Economia, por sua vez, já prepara o próprio embasamento jurídico para recomendar veto à proposta como defende o ministro Paulo Guedes.

2. Powell fala sobre economia

A economia dos EUA está prestes a emergir da hibernação da Covid-19 em grande estilo, disse o presidente do Federal Reserve Jerome Powell em uma entrevista transmitida pela CBS no domingo.

“Sentimos que estamos em um lugar onde a economia está prestes a começar a crescer muito mais rapidamente e a criação de empregos chegando muito mais rapidamente”, disse Powell na gravação, feita na quarta-feira. “As perspectivas melhoraram substancialmente. E esse é o caso básico.”

Os comentários saíram um dia antes do último leilão de notas de 10 anos do Tesouro, que testará a capacidade do mercado de reconciliar o surto de crescimento esperado com as expectativas de inflação ainda modestas.

Powell alertou que a pandemia ainda representa um risco para a economia dos EUA, dizendo que o uso contínuo de distanciamento social e uso de máscaras é “inteligente”. Os novos números de infecções nos EUA aumentaram constantemente nas últimas duas semanas.

3. Alibaba ganha alívio com multa antitruste chinesa

As ações da Alibaba em Hong Kong saltaram depois que a empresa anunciou uma multa antitruste de US$ 2,8 bilhões, atraiu a maior preocupação regulatória já enfrentada pelo gigante do comércio eletrônico.

Acontece que a multa, aplicada por comportamento anticompetitivo com os lojistas em seu principal mercado, atingiu 4% da receita nacional anual, bem abaixo do máximo de 10% permitido por lei. O Alibaba também terá que pagar caro para "retificar" erros de conduta anteriores.

Isso foi o suficiente para convencer os participantes do mercado de que a empresa apaziguou amplamente o Partido Comunista, depois de se tornar um dos principais alvos de uma campanha aparentemente destinada a cortar as asas de um setor de tecnologia cada vez mais influente.

4. Ações caem antes da temporada de balanços

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em baixa nesta segunda, consolidando-se depois de fechar em novos recordes na sexta-feira, antes do início de uma temporada de lucros do primeiro trimestre.

Por volta das 8h35, os futuros do Dow Jones, do S&P 500 e do Nasdaq 100 caíram por volta de 0,2%.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a Microsoft (NASDAQ:MSFT), que deve comprar o grupo de software de IA Nuance Communications (NASDAQ:NUAN) por US$ 19 bilhões, o que o tornaria o maior negócio do gigante da tecnologia desde o LinkedIn há cinco anos.

5. Crise de Covid na Índia se aprofunda (mas demanda por gasolina aumenta)

A rúpia indiana caiu para o nível mais baixo em mais de oito meses depois que o país registrou outro aumento nos casos de coronavírus.

Os índices de ações Nifty 50 e BSE Sensex 30 caíram cerca de 3,5% para o patamar mais baixo desde o início de fevereiro, enquanto o dólar subiu acima de 75 rúpias.

Os números vieram enquanto o mercado aguardava dados de inflação de março com alguma apreensão. A inflação anual deverá ter acelerado para cerca de 5,4%.

O aumento teve um efeito estimulante sobre o consumo de petróleo, no entanto, com o consumo de gasolina subindo para um pico de quatro meses em março, enquanto as pessoas evitavam o transporte público em favor dos carros.

Enquanto isso, melhores notícias sobre a pandemia no Reino Unido, onde a Inglaterra reabriu lojas não essenciais, cervejarias e áreas externas de refeições, em resposta a um declínio acentuado nas novas taxas de infecção.

França e Alemanha também registraram uma aceleração acentuada nas campanhas de vacinação, com a França ultrapassando a marca de 10 milhões.