terça, 28 de maio de 2024
SpaceMercado

Braskem (BRKM5), Light (LIGT3), Locaweb (LWSA3), Oi (OIBR3) e Petrobras (PETR4): destaques do dia

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada

30 março 2023 - 13h14Por Lucas de Andrade

Braskem (BRKM5), Light (LIGT3), Locaweb (LWSA3), Oi (OIBR3) e Petrobras (PETR4) protagonizam noticiário corporativo nesta quinta-feira (30).

 

SpaceMercado

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada:

 

Assaí (ASAI3) quer eleger sete membros independentes ao CA e aumentar salários da cúpula em 40%

 

Braskem (BRKM5) - A Braskem (BRKM5) celebrou um novo acordo de compra de energia eólica com a Casa dos Ventos. Termos preveem o fornecimento para a petroquímica de até vinte e dois anos. 

 

Cielo (CIEL3) pode recomprar até 6,5 milhões de ações

 

Copel (CPLE6) - A Copel (CPLE6) contratou BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários para exercer a função de formador de mercado.

A companhia possui em circulação no mercado :

  • - 130.785.518 ações ordinárias;
  • - 3.128.000 ações preferenciais, classe A;
  • - 804.235.786 ações preferenciais, classe B; e
  • - 189.006.6231 UNITs. 

 

GPA (PCAR3) - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de AAA(bra) de Grupo Pão de Açúcar - GPA (PCAR3) para AA(bra), e citou o enfraquecimento do perfil de negócios com a segregação da colombiana Éxito.

 

Guararapes (GUAR3) - O conselho de administração de Guararapes (GUAR3) elegeu Andre Farber como seu novo CEO. O executivo sucede Oswaldo Aparecido Nunes, que estava há 50 anos na companhia, a partir do dia 2 de maio.

 

IGB (IGBR3) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comunicou que a suspensão da OPA de IGB (IGBR3) foi revogada. A autarquia determinou que a divulgação do edital da OPA ocorra até o dia 10 de abril.

 

Light (LIGT3) - A Light (LIGT3) negou interesse em entrar com um pedido de recuperação judicial e pretende manter concessão.

Light (LIGT3): diretora de geração e comercialização renuncia

 

Locaweb (LWSA3) - O conselho de administração de Locaweb (LWSA3) aprovou a criação de um programa de recompra de até 5 milhões de ações ordinárias. A iniciativa se encerra em dezoito meses.

 

MetalFrio (FRIO3) - A MetalFrio (FRIO3) adiou a divulgação do balanço para 14 de abril.

 

Modal (MODL3) - Acionistas do Banco Modal (MODL3) aprovaram combinação de negócios com a XP (XPBR31).

 

Oi (OIBR3) - A Oi (OIBR3) informou que sua recuperação judicial foi reconhecida como procedimento principal estrangeiro nos EUA e Reino Unido. 

 

Petrobras (PETR4) - Após o Ministério de Minas e Energia (MME) solicitar que a Petrobras (PETR4) revisasse seu plano de ativos em venda, o conselho de administração da estatal comunicou que a revisão dos processos de investimentos e desinvestimentos tem de ser realizada com base no “Plano Estratégico”.

O colegiado vai estudar a matéria, caso a nova gestão, recém-empossada, decida por propor a revisão.

A medida, no entanto, não deve incluir os desinvestimentos já em fase de assinatura e fechamento de contratos de forma a cumprir plenamente os direitos e as obrigações já assumidas pela companhia, com calendários e datas inclusive já definidas para ocorrer ao longo dos quatro trimestres de 2023, e, desta forma, “não causar qualquer dano as partes envolvidas nas negociações, em especial a Petrobras”.

Houve suspensão de privatização de trinta e dois ativos, enquanto seis foram mantidos em curso, por parte do conselho de administração.

E, ainda, uma denúncia anônima pediu à CVM (Comissão de Valores Mobiliários)  atue para “fiscalizar e prevenir” descumprimentos à Lei das Estatais no âmbito do processo de venda de ativos.

De acordo com a comunicação, existe um risco de “descumprimentos pelo acionista controlador e pelos administradores da Petrobras de deveres e obrigações previstos Lei das S.A. (Lei 6.404/76) e práticas de ilícitos no mercado de valores mobiliários, ambos relacionados ao contexto de possibilidade de suspensão da venda de ativos”.

Petrobras (PETR4): CA veda Efrain Cruz e novos diretores-executivos assumem funções hoje (30)

 

Raízen (RAIZ4) - A Raízen (RAIZ4) informou que GIC Private Limited atingiu participação de 5,098% das ações PN.

 

Santos Brasil (STBP3) - A agência de classificação de risco Standard & Poor’s reafirmou o rating de crédito corporativo ‘brAAA’ atribuído à Santos Brasil (STBP3), nível mais alto da escala nacional Brasil, com perspectiva “estável”. 

 

Unipar (UNIP6) - A Unipar (UNIP6) informou que o acordo de acionistas entre Vila Velha Participações e Anibal do Vale foi extinto.

 

Usiminas (USIM5): Ternium adquire fatia de Nippon Steel na siderúrgica