sábado, 20 de abril de 2024
Expansão

De olho no open banking, PicPay adquire 100% do portal de finanças pessoais Guiabolso

Grande parte da operação foi feita em dinheiro, mas maiores detalhes não foram revelados

23 julho 2021 - 12h02Por Redação SpaceMoney

O marketplace financeiro PicPay anunciou nesta sexta-feira, 23 de julho, a compra de 100% do portal de finanças pessoais Guiabolso, numa transação em dinheiro e ações, na primeira grande transação no país motivada pelo "open banking".

“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, afirma, em nota, José Antonio Batista, CEO do PicPay. A companhia detém 55 milhões de usuários cadastrados.

O executivo, porém, revelou que a maior parte da operação foi feita em dinheiro, enquanto os sócios fundadores do Guiabolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, assumirão também uma participação minoritária no PicPay. Os detalhes não foram revelados.

Investidores de rodadas de aportes no Guiabolso nos últimos anos, que incluem os fundos Vostok, Kaszek, Ribbit Capital, QED Investors, Omidyar Network e IFC, venderam integralmente suas fatias no negócio.

Criado em 2012 como precursor do open banking, o Guiabolso usa inteligência de dados para oferecer orientação financeira a cerca de 6 milhões de usuários e tornou-se também um portal para produtos como crédito, investimentos pessoais e seguros.

Os 200 funcionários do Guiabolso serão integrados à folha de 3 mil funcionários da PicPay. Thiago Alvarez, presidente do Guiabolso, será o diretor de open banking do PicPay.

Com informações de Reuters.