sexta, 19 de abril de 2024
Plataforma

CVM lança novo sistema de gestão de fundos de investimento

A plataforma estará disponível a partir de 5 de julho

22 junho 2021 - 14h15Por Redação SpaceMoney

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) lançou o novo sistema de gestão de fundos de investimento e informou que a plataforma estará disponível a partir de 5 de julho. O acesso ao sistema será feito com o login e senha do sistema CVMWeb.

Segundo a entidade, os administradores deverão efetuar o registro dos fundos de investimento conforme o passo a passo do manual de uso disponível na tela inicial do sistema. Sendo assim, o sistema CVMWeb deixará de ser usado para essa função.

“A nova plataforma possui uma arquitetura mais atualizada e facilita o armazenamento de dados, minimizando necessidades de integrações entre bases diferentes”, disse Daniel Maeda, superintendente da CVM.

De acordo com a CVM, o novo sistema vai permitir acompanhar e alterar informações de cada fundo em todas as fases de sua existência. Com isso será possível: realizar o registro do fundo (que será concedido automaticamente após o envio dos documentos obrigatórios); atualizar informações cadastrais; registrar integralização de cotas; alterar data de encerramento de exercício social; substituição instituição administradora ou outros participantes; e realizar o encerramento dos fundos.

A entidade também destaca que o envio de informações periódicas (como Informe Diário, Perfil Mensal, CDA, balancetes, lâminas e as Demonstrações Financeiras auditadas) já vigente por meio do Sistema de Envio de Documentos do CVMWEB não sofre qualquer alteração.