terça, 23 de abril de 2024
Novo impasse

CVM abre processo sobre a Petrobras (PETR4) após declarações de Bolsonaro a respeito de privatização

A própria petroleira divulgou comunicado em que disse ter questionado o governo, por meio do Ministério da Economia, sobre a existência ou não de estudos para sua privatização

28 outubro 2021 - 12h28Por Redação SpaceMoney

Na quarta-feira (27), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo administrativo sobre a Petrobras (PETR3)(PETR4) após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarar que pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um estudo sobre a possível privatização da Petrobras.

O processo de número 19957.008853/2021-51 trata da supervisão de notícias, fatos relevantes e comunicados e foi iniciado pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP) da autarquia, que deve analisar os fatos recentes que envolvem a companhia.

Histórico

Na segunda-feira (25), o presidente disse que a privatização da Petrobras "entrou no radar", após anúncio de reajuste de preços de combustíveis. No dia, os papéis preferenciais da estatal fecharam em alta de 6,84%, para R$ 29,04.

Na terça-feira (26), a Petrobras divulgou um comunicado em que disse ter questionado o governo, por meio do Ministério da Economia, sobre a existência ou não de estudos para a privatização da petroleira.

Em entrevista na quarta-feira (27), à Jovem Pan News, Bolsonaro voltou a falar da privatização.

"Eu posso interferir na Petrobras? Eu vou responder a processo. O presidente da Petrobras vai acabar sendo preso. É uma estatal, que, com todo respeito, só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir para a maneira de nós quebrarmos mais monopólio. Quem sabe até botar no radar da privatização", disse.

Com informações de Estadão Conteúdo.