terça, 17 de maio de 2022
Criptomoedas

Crypto Fear & Greed Index aponta medo extremo de investidores: o que isso quer dizer?

Apesar de relevante, ferramenta não ajuda pessoas a tomarem decisões de investimento em longo prazo; entenda

10 maio 2022 - 12h04Por Redação SpaceMoney

Hoje (10), por volta das 11:40, a capitalização total do mercado global de criptomoedas estava no patamar de US$ 1,46 trilhão, uma queda de 2,37% em seu valor, de acordo com dados da plataforma CoinMarketCap.

Nos últimos dias, os ativos digitais estão em alta volatilidade e esse movimento foi concretizado após a reunião do Federal Reserve, no dia 4 de maio, em que a taxa de juros norte-americana foi elevada em 0,5 p.p. para 0,75%-1%, seu maior aumento único em 20 anos, com o objetivo de reduzir a inflação de uma alta histórica de 40 anos.

O movimento era aguardado, assim como a tendência de um ciclo de alta - de magnitudes ainda imprecisas.

Ayron Ferreira, head researcher da Titanium Asset, diz que o mercado chegou até a se animar com o discurso do presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, por ter sido mais dovish. “Porém, no outro dia, parece que a ficha caiu. Os mercados começaram a precificar que o ajuste tende a ir mais além e por um período maior. E não apenas em patamares de 0,5 p.p., talvez 0,75 p.p. A ver nas próximas reuniões...”, comentou.

Ferreira pontua que, se analisado o gráfico, faz cinco semanas que o Bitcoin (BTC) está em queda. “Desde 2014, não se via uma queda de semanas consecutivas tão expressiva assim”, ressalta.

Ele avalia que talvez haja um espaço de recuperação nos próximos dias, já que a criptomoeda não perdeu o piso de US$ 30 mil. 

Em meio a esse cenário, o índice Crypto Fear & Greed Index, que mede a segurança e a temperatura emocional de investidores do mercado, chegou ao indicador de extreme fear (extremo medo), em vermelho e sobre a pontuação de número 10. 

Há uma semana, o indicador apontava, uma média de fear (medo), em cor mais alaranjada, sobre a pontuação de número 27.

Reprodução: Alternative.me

 

Apesar de relevante, essa tática não ajuda você a tomar decisões de investimento de longo prazo.

“Se a pessoa pensa em se posicionar no mercado de criptoativos, pode ser que ela encontre boas oportunidades. Além de Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) ou outros tokens, ela consiga analisar e fazer boas compras em tokens de valor que têm proposta fundamentada, equipe de desenvolvedores, comunidade engajada e proposta inovadora”, completa Ferreira.

Ele relembra que o investidor pode delegar o monitoramento a gestores de fundos de criptoativos, que junto a equipes qualificadas poderão definir estratégias de melhor rendimento.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content