sexta, 19 de abril de 2024
Especialista em carreiras ensina

Contratação de estagiários caiu 38% na pandemia; veja 5 dicas para conquistar uma vaga

Segundo o CIEE, houve uma redução de 38% na contratação de estagiários entre janeiro e outubro do ano passado

30 março 2021 - 14h29Por Redação SpaceMoney

Cerca de 61% dos jovens que buscam uma vaga de emprego com carteira assinada não participam de uma entrevista de emprego desde 2018. Os dados, pertencentes ao CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), mostram ainda que a pandemia de Covid-19 piorou ainda mais o cenário do desemprego para quem tem entre 16 e 28 anos.

Segundo a empresa, houve uma redução de 38% na contratação de estagiários entre janeiro e outubro do ano passado. Além disso, o índice de estágios sem remuneração cresceu de 4% para 10% e prejudicou o orçamento dos estudantes.

Uma forma de driblar essa situação, segundo o especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda Leandro Rampazzo, é “pensar fora da caixinha”. “A pandemia mudou a forma de contratação de muitos locais, mudou as atividades exercidas na área. Os jovens têm que se atentar para conseguir as oportunidades”, explica ele.

Pensando em ajudar esse público na hora da busca por vagas e entrevistas, o especialista reuniu cinco dicas para quem quer conquistar uma oportunidade de estágio. Confira:

1. Pense no estágio desde o primeiro semestre

Muitos jovens entram na faculdade postergando o estágio. Esta não é a saída! Desde o primeiro semestre é importante a busca da vaga. Pesquise sobre o que a maioria das empresas estão exigindo de um candidato. Não fique preso a um nicho ou a uma empresa, hoje as pequenas e médias empresas oferecem muitas oportunidades e você pode crescer conforme ela cresce.

2. Use as redes sociais

Linkedin, CIEE, Nube e até mesmo o Facebook podem fazer com que você consiga um estágio. Entre em grupo de discussões da sua área de atuação, busque manter-se informado e se possível faça freelancer. Mantenha-se em contato com profissionais da área. Recentemente o Linkedin, desenvolveu um filtro de perfil para quem está buscando um emprego, utilize sem medo as redes sociais.

3. “Me indique na sua empresa”

Seja "cara de pau", mantenha um bom relacionamento com colegas de curso e profissionais que já atuam na área. Lembre-se sempre de qualquer oportunidade perguntar: vocês estão precisando de estagiário? Assim, a primeira pessoa que vier à mente quando alguém perguntar de estagiário será você!

4. Atualize-se e mantenha um bom portfólio

Atualize-se com cursos na área. Entre nas vagas e veja o que é necessário para estar naquela área. Um curso? Um conhecimento? Mostre que você está atualizado com o que as empresas estão buscando. Além disso, se sua área permitir trabalhos freelancer, monte um portfólio com seus trabalhos.

5. Busque o seu crescimento

Quando você estiver em um estágio busque crescer profissionalmente dentro da empresa. Caso a companhia não ofereça crescimento, ou aquela função não seja a que você mais se identifica, fique no estágio mas procure outras vagas. Assim você garante uma experiência na área e pode servir a outros setores. Sempre aprenda algo novo, isso te abrirá oportunidades.

Com informações da Queissada Comunicação