quinta, 25 de abril de 2024
Criptomoedas

Confira um guia prático de como minerar bitcoins

É importante que você conheça alguns pontos básicos sobre a prática, antes de realizá-la

24 maio 2021 - 13h37Por Redação SpaceMoney

A popularização das criptomoedas é um fenômeno mundial, que ganhou cada vez mais proporção ao longo dos últimos anos. O Bitcoin, por exemplo, a principal criptomoeda do mundo, já atingiu a marca de US$ 701 bilhões em capitalização.

Com isso, muitas pessoas ficam interessadas em “minerar” essas moedas digitais, ou seja, adicionar novos registros de transações desses ativos.

Porém, é importante que, antes de começar a fazer isso, você conheça alguns pontos básicos sobre a prática. Confira, abaixo, um guia prático de como minerar Bitcoin.

O que é mineração de Bitcoin?

A mineração basicamente é o processo em que novos bitcoins entram em circulação no mercado de criptomoedas. Esse é, também, um componente crítico da manutenção e do desenvolvimento do livro razão do blockchain –  sistema que permite rastrear as transações das criptomoedas.

Essa prática é executada em computadores bastante sofisticados que resolvem problemas matemáticos computacionais extremamente complexos.

Passo a passo para minerar bitcoins

1 - Obtenha um equipamento adequado para mineração

Se você quer começar a minerar, precisa ter um equipamento apropriado para a operação.

Embora no início da história do Bitcoin os mineradores usassem computadores domésticos comuns equipados com placas gráficas, hoje você não vai conseguir nenhum resultado expressivo com essas máquinas.

Na verdade, você até poderá ganhar algo, mas será uma quantia muito pequena e em um período muito longo.

O processo atual de mineração é feito por um hardware especial montado apenas para extrair bitcoins ou outras moedas com base no mesmo algoritmo. 

É um equipamento chamado de ASIC (chips de circuito integrado de aplicação específica). Ele usa menos energia e extrai bitcoins muito mais rápido. Esse dispositivo é caro e sua fabricação é demorada, porém, sua velocidade é surpreendente. 

2 - Obtenha uma carteira Bitcoin

A próxima etapa importante é configurar uma carteira Bitcoin. É nela que você receberá suas criptomoedas e poderá movimentá-las.  As carteiras digitais permitem que você gerencie seus “endereços de Bitcoin”. Cada um desses endereços tem uma forma de chave pública e chave privada correspondente. 

A chave pública é composta por uma combinação única de caracteres e tem uma aparência parecida com essa: 18ukxpD1eqnVjux13ehEz8r4d8py1dSdzw. 

Funciona basicamente como um número de conta bancária, portanto, se você quiser receber bitcoins de alguém, terá de informar sua chave pública. 

Cada endereço é público e você pode rastrear todas as transações que passaram por ele. Em contraste, a chave privada é secreta e serve para enviar transações. 

Se você perder sua chave privada, perderá seus Bitcoins colocados neste endereço específico para sempre.

Em geral, existem vários tipos de carteiras, desde carteiras online simples até carteiras de hardware e papel mais seguras. Cada carteira tem suas vantagens e desvantagens. Algumas delas podem manter várias moedas ao mesmo tempo.

3 - Junte-se a um “pool de mineração”

Mesmo com o melhor equipamento ASIC, é quase impossível ganhar Bitcoin sozinho. Uma única máquina não pode competir com muitas grandes fazendas de mineração em todo o mundo e minerar por conta própria nem sempre é lucrativo. 

Mas não se preocupe, há uma solução para esta situação - a cooperação entre os mineradores nos chamados “pools de mineração”.

Os mineradores, juntos, fornecem todo o seu aparato computacional ao grupo e quando os Bitcoins são extraídos o ganho é dividido entre os membros de acordo com uma proporção pré estabelecida.

No entanto, os membros de um pool têm de pagar uma taxa a um operador, que geralmente fica em torno de 0 a 2% da recompensa recebida.

4 - Obtenha um programa de mineração para o seu computador

Agora que você tem seu hardware, uma carteira Bitcoin e se juntou a um pool de mineração, você vai precisar instalar o software em seu computador. Ele irá conectar você a rede Blockchain e Bitcoin. 

O software de mineração coleta os resultados do seu trabalho e adiciona todas as informações de volta ao Blockchain. 

Além disso, o software de mineração também monitora as atividades do minerador e mostra estatísticas básicas como temperatura, resfriamento e velocidade média da mineração.

Existem muitos programas gratuitos usados para minerar Bitcoins. Os melhores programas podem ser executados em quase todos os sistemas operacionais e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Alguns pools de mineração também têm seu próprio software.

5 - Comece a minerar

A partir de agora, é só começar a minerar. Conecte seu computador a uma tomada elétrica e abra o software de mineração.

Preencha suas informações sobre sua carteira e sobre o pool de mineração, escolha um dispositivo e deixe a operação começar.

Atenção para o consumo de energia

Bitcoin pode ser uma forma útil de ganhar dinheiro, mas a criptomoeda não é feita de graça. 

Os mineradores que extraem Bitcoins usam grandes quantidades de energia elétrica no processo. Tanto que alguns especialistas chegam a sugerir que as operações deste tipo prejudicam o meio ambiente.

Para se ter ideia, um estudo da Nature concluiu que apenas a mineração de bitcoins na China gerará 130,5 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono até 2024. Isso é quase a totalidade das emissões de Itália e Arábia Saudita.

Para tentar evitar que o alto consumo energético leve os lucros embora, algumas pessoas recorrem ao serviço de aluguel de gerador para tentar viabilizar todo o processo de mineração.

É uma opção barata e capaz de gerar economia com relação à conta de energia, visto que a eletricidade é gerada por meio do uso de combustíveis.

*Com informações de Seomarketing