quarta, 24 de abril de 2024
Mercado de criptos

Confira cuidados antes de investir em criptomoedas

O mercado de moedas digitais teve uma forte expansão ao longo dos últimos anos

18 maio 2021 - 17h25Por Redação SpaceMoney

O mercado de criptomoedas passou a ser, nos últimos anos, uma "febre" entre a população. As moedas digitais siginificou para muitos oportunidades de investimento em ativos que tiveram uma valorização expressiva em alguns anos, e, com isso, começaram a ser introduzidos novos interessados ao mundo dos investimentos.

Ainda em maio, o mercado de criptomoedas atingiu uma nova máxima em sua capitalização, superando a marca de US$ 2,5 trilhões.

Por causa de toda essa expansão, um ditado bem conhecido vale ser lembrado: "todo cuidado é pouco". Muitos especialistas alertam que é preciso ter cautela antes de começar a investir no mercado de moeda digital para que não haja surpresas desagradáveis no decorrer da estratégia escolhida.

Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, diz que o começo dessa jornada é entender que as criptomoedas são ativos muito mais voláteis, quando comparados com ativos tradicionais, como as ações e fundos imobiliários.

"A primeira coisa que o investidor tem de ter em mente é entender a volatilidade dos ativos, ou seja, que ele não se mantém alto para sempre. Como qualquer outro ativo, há riscos. É normal termos oscilações de 10% ou mais em um dia, o que é bem diferente da bolsa", explica Lago.

Busque informações

Assim como todo tipo de investimento, as criptomoedas estão cercadas de riscos. Você pode ganhar dinheiro, mas também pode perder. 

Outro ponto que vale chamar atenção é que sempre haverá aqueles que tentarão aplicar golpes ou promessas infudadas. Sempre desconfie de propostas que garantem ganhos altos e rápidos.

"Escolher o meio ao qual irá comprar as moedas digitais também é tão importante quanto entender sobre os riscos. É preciso pesquisar quais corretoras são confiáveis e saber se elas atuam com seriedade", diz Tasso. "Para quem deseja se aventurar no ramo, recomenda-se que o investidor comece a investir com pouco, uma quantia que não lhe fará falta, apenas para entender como funciona, conhecer as corretoras, as funcionalidades e entender o impacto da volatilidade", completa.

Prospecto

Para os próximos anos, a tendência é que o mercado tenha cada vez evolução com a entrada de pequenos e grandes novos investidores e isso fortalecerá a expansão do negócio atraindo a atenção de novos públicos.

"Atualmente estamos com um mercado consolidado e com subidas sólidas. Os fundamentos do mercado continuam muito bons, uma vez que temos empresas e instituições adotando as criptomoedas. A onda de euforia ainda não começou, e acredito que teremos muito em breve o bitcoin, batendo meio milhão de reais ou até mesmo passando. Portanto, as criptomoedas são grandes trunfos para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos e obter um retorno maior", finaliza o especialista.