sábado, 20 de abril de 2024
Projeção

Companhias aéreas preveem perdas menores em 2022 com recuperação à vista

Perdas líquidas diminuirão para 11,6 bilhões de dólares em 2022, ante 51,8 bilhões de dólares neste ano

04 outubro 2021 - 15h56Por Reuters
Aeroporto de San Antonio, TexasAeroporto de San Antonio, Texas - Crédito: Reuters/Darren Abate

Por Rajesh Kumar Singh, da Reuters - As companhias aéreas globais projetaram nesta segunda-feira uma diminuição acentuada nas perdas da indústria no próximo ano com a recuperação da crise do coronavírus, que avança em diferentes velocidades, mas revisou para cima os danos financeiros impostos pela pandemia em 2020 e 2021.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), principal órgão comercial do setor, previu que as perdas líquidas nas companhias aéreas diminuirão para 11,6 bilhões de dólares em 2022, ante 51,8 bilhões de dólares neste ano.

As perdas para 2021 foram revisadas para cima, estimadas em abril em 47,7 bilhões de dólares. A Iata também revisou para cima as perdas em 2020 para 137,7 bilhões de dólares, ante 126,4 bilhões de dólares previstos anteriormente.

Enquanto as companhias aéreas de todas as regiões devem ter um desempenho melhor, a expectativa é de que as da América do Norte voltem a obter lucro no próximo ano.

"Já ultrapassamos o ponto mais profundo da crise", disse o diretor-geral da Iaya, Willie Walsh, na reunião anual do grupo. "Embora problemas sérios permaneçam, o caminho para a recuperação está aparecendo."

Ainda assim, a Iata pediu aos governos que mantenham as medidas de apoio salarial e as oscilações de vagas até que o tráfego internacional se recupere.

A expectativa é que a demanda por viagens internacionais dobre no próximo ano e alcance 44% dos níveis de 2019. No entanto, a taxa de vacinação, bem como o levantamento das restrições de fronteira impostas pelo governo, determinarão o ritmo de recuperação.

"As pessoas... estão sendo impedidas de fazer viagens internacionais por restrições, incertezas e complexidade", disse Walsh.

Como os governos estão vendo as vacinas como uma saída para a crise de saúde, Walsh disse que elas precisam ser disponibilizadas para quem as quiser.

A expectativa é de que a demanda por viagens domésticas atinja 93% do nível pré-pandemia em 2022 - uma melhoria de 20 pontos percentuais em relação a este ano.

O número total de passageiros deve aumentar para 3,4 bilhões no próximo ano, de 2,3 bilhões em 2021, estima a Iata, mas ficará abaixo dos 4,5 bilhões em 2019.