quinta, 19 de maio de 2022
Diesel e gasolina mais caros

Com alta dos combustíveis, veja como economizar na hora de abastecer

A Petrobras anunciou ontem aumento no preço da gasolina e no diesel

06 julho 2021 - 17h56Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: sippakorn yamkasikorn/Unsplash

A Petrobras anunciou ontem (5) elevação no preço dos combustíveis, que começa a valer a partir de hoje (6). A gasolina sofrerá reajuste de 6,32%, passando para R$ 2,69 e o diesel terá acréscimo de 3,7%, indo para R$ 2,81. Com o aumento, diversos brasileiros sentem o peso das altas no bolso.

O CEO da Zul+, André Brunetta, listou algumas dicas de como escolher o combustível correto e economizar na hora de abastecer.

"Analisando friamente o que é mais vantajoso, podemos falar que a gasolina é o mais econômico. Ao abastecer seu carro com gasolina, você poderá rodar mais até que sinta necessidade de parar em um posto novamente. Porém, ao se aprofundar no tema, concluímos que para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos", afirma Brunetta.

Veja as dicas:

1. Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer

Como ponto de partida podemos dizer que o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

2. Faça cálculos

Agora para se ter a resposta exata, multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina. Outra forma de chegar à resposta correta é calcular quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível, em carros mais modernos, o próprio instrumento aponta quantos km/litro o veículo está fazendo.

"Como podemos perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol", conclui Brunetta.

3. Monitore seus gastos com combustível

Outra coisa importante é monitorar seus gastos com combustível, seja gasolina ou álcool. Seguindo "de perto" o quanto você desembolsa, é possível planejar melhor suas despesas e realizar um planejamento financeiro mais saudável. 

*Com informações de NR-7 Comunicação

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content