quinta, 25 de abril de 2024
Menor

CNI reduz estimativas para crescimento do PIB e da indústria

Além das pressões provocadas pela continuidade da pandemia, outro motivo que levou a revisão foi a dificuldade enfrentada pelas linhas de produção globalizadas em decorrência do prolongamento da guerra na Ucrânia

13 abril 2022 - 12h39Por Redação Spacemoney

Nesta quarta-feira (13), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou sua estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano de 1,2% para 0,9%.

A entidade também reduziu suas projeções econômicas para a indústria, que pelas novas estimativas deve ter produção 0,2% menor neste ano do que em 2021. Em dezembro, a CNI havia calculado crescimento de 0,5% este ano.

“Se esse cenário se confirmar, será a sétima vez, em 10 anos, que a indústria nacional encolhe”, destacou a CNI em nota.

Motivos

Entre os motivos para as revisões estão as dificuldades enfrentadas pelas linhas de produção globalizadas em decorrência do prolongamento da guerra na Ucrânia, que tem impulsionado o preço dos fretes internacionais, devido à alta do petróleo.

Outro fator é a variante Ômicron da covid-19, que continua a afetar a produção na China, país que segue com política de tolerância zero contra o vírus, promovendo quarentenas de cidades inteiras.

Outros fatores destacados pela entidade para a redução da estimativa do PIB são também a redução da renda real, encolhida pela inflação interna alta, e os consequentes juros altos, que desestimulam a aquisição de bens duráveis como automóveis e eletrodomésticos.