sábado, 20 de abril de 2024
Planejamento

Cinco dicas para usar o saque do auxílio emergencial para quitar dívidas

13 janeiro 2021 - 13h47Por Redação SpaceMoney

Cerca de 3,4 milhões de pessoas nascidas em junho que não movimentaram o dinheiro do auxílio emergencial recebido em Conta Poupança Social Digital podem sacar ou transferir o benefício para outra conta hoje (13).

O recurso pode ser uma excelente oportunidade para quitar ou renegociar dívidas pendentes. É necessário, porém, que se tenha planejamento na hora da utilização do benefício. Pensando nisso, Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá, plataforma de recuperação de crédito, listou abaixo cinco dicas que podem ajudar a identificar de maneira inteligente o melhor destino para o benefício.

Confira:

1 - Coloque as dívidas em dia

A primeira coisa que você deve fazer é quitar as contas e frear os juros crescentes. O saque é uma excelente oportunidade de pagar as dívidas e ainda obter descontos. Dependendo do valor da pendência, talvez você consiga pagá-la à vista, o que costuma gerar um bom abatimento no saldo devedor. Caso o dinheiro seja insuficiente, priorize as dívidas mais urgentes. Para identificá-las, leve em consideração os juros de cada uma.

2 - Invista na sua carreira 

A renda inesperada pode ajudar a se profissionalizar na carreira. O investimento pode não trazer rendimentos previstos como a bolsa de valores, mas garante uma melhor colocação dentro do mercado de trabalho. As consequências disso são a conquista de um bom emprego, salário e estabilidade de vida.

3 - Repense as suas contas 

Se existe alguma pendência com cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo, você pode aproveitar os juros baixos do empréstimo pessoal. Planeje-se. Os bancos estão mais flexíveis nesse período de pandemia da Convid-19. Aproveite o prazo estendido que as instituições têm oferecido e reorganize o ranking das suas contas - das mais essenciais para as menos necessárias.

4 - Faça uma reserva de emergência 

Mesmo que seja um valor bem pequeno do seu FGTS, é super válido começar a ter o hábito de guardar parte do seu dinheiro para que tenha uma reserva de emergência enxuta e, assim, não precisar enfrentar momentos muito difíceis. Um planejamento financeiro mensal e uma reserva financeira são importantes para ajudar nos momentos mais "apertados".

5 - Compre apenas o essencial 

Esse dinheiro deve ser direcionado para as situações de emergência. Portanto, só compre aquilo que realmente esteja precisando. Para evitar comprar por impulso, pergunte-se antes: "eu preciso? eu consigo pagar?".