sexta, 19 de abril de 2024
Consequências da guerra

"Choque macrofinanceiro" à vista em caso de ruptura comercial Rússia-Alemanha, segundo S&P

Alemães recebem cerca de metade do seu gás natural dos russos

14 abril 2022 - 14h50Por Redação SpaceMoney
Vladimir Putin, presidente da RússiaVladimir Putin, presidente da Rússia - Crédito: Reuters

Publicado originalmente no Investing.com França

Investing.com - De acordo com o economista-chefe da S&P Global, Paul Gruenwald, falando na CNBC ontem, uma ruptura comercial entre a Alemanha e a Rússia teria sérias consequências econômicas e financeiras.

“Se você olhar para um cenário de baixa, há muitas maneiras de jogar, mas achamos que a que realmente moveria a agulha macroeconômica seria algum tipo de ruptura comercial entre a Rússia e a Europa”, disse ele.

Deve ser lembrado que a União Europeia planeja proibir as importações de petróleo da Rússia e se comprometeu a reduzir sua dependência do gás russo em dois terços ao longo do tempo, enquanto, por sua vez, a Rússia exigiu que os países ditos "hostis" paguem por seus gás em rublos.

A União Europeia recebe cerca de 40% do seu gás natural dos gasodutos russos, dos quais cerca de um quarto passa pela Ucrânia. A Alemanha obtém cerca de metade do seu gás natural da Rússia.

Gruenwald acrescentou: "Temos o complexo de energia, temos os preços das commodities, temos os insumos industriais que a Europa importa, como níquel e titânio e coisas assim".

Uma ruptura comercial entre a Alemanha e a Rússia também pode ser um golpe para a indústria manufatureira alemã, uma das três maiores do mundo, sublinhou.

"Isso se traduziria em PIB mais baixo, emprego e confiança mais baixos, e então algum tipo de choque macrofinanceiro. Então, esse é o tipo de cenário com o qual estamos preocupados e pode abalar as coisas", disse ele.

O comércio entre a Alemanha e a Rússia deu um salto considerável em 2021 em relação ao ano anterior, com salto no valor das mercadorias de 34,1% para 59,8 mil milhões de euros (65 mil milhões), segundo o Serviço Federal de Estatística da Alemanha.