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Sustentabilidade

Busca online por produtos sustentáveis cresceu 71% em 2020, aponta estudo

O relatório englobou 54 países com 27 idiomas, cobrindo um período de cinco anos

18 maio 2021 - 17h09Por Redação SpaceMoney

Estudo da Economist Intelligence Unit (EIU), realizado a pedido do WWF, mostrou um aumento de 71% em pesquisas na internet por produtos sustentáveis. O relatório, intitulado "Um Ecodespertar: Medindo a consciência global, engajamento e ação pela natureza", englobou 54 países com 27 idiomas, cobrindo um período de cinco anos (2016-2020).

A pesquisa revela um aumentonos cliques dos consumidores atrás de produtos sustentáveis em países de alta renda, como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Canadá. Porém, esse movimento de alta também acontece em economias em desenvolvimento e emergentes como, por exemplo, Indonésia (24%) e Equador (120%).

"É um novo capítulo de consciência pós-greenwashing. Já não é aceitável produzir sem assumir a responsabilidade de, além de reduzir impactos negativos, regenerar o meio ambiente como valor adicional ao modelo de negócio - uma abordagem natureza-positiva", diz Gabriela Yamaguchi, diretora de sociedade engajada do WWF-Brasil.

O documento também aponta que o Brasil é o país que produziu o maior número de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade e natureza no mundo: 14% do total, ou 23 milhões de assinaturas online. Os tuítes relacionados a esse tema aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias aumentou em 60%. Notícias específicas sobre protestos contra a destruição da natureza atingiram o pico em 2019. 

"No Brasil, as pessoas percebem a perda da natureza de forma mais próxima, pois são diretamente afetadas pelo desmatamento, incêndios, enchentes e secas. Essa consciência e essa preocupação estão se refletindo nas buscas digitais, que afetam diretamente a adoção de novos hábitos de consumo", explica Gabriela.

*Com informações de AViV Comunicação

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