quinta, 18 de abril de 2024
Taxa básica de juros

BTG vê ata do Copom "hawkish" e Selic a 7,5% ao ano no final de 2021

Segundo o banco, o "tom" da ata veio "ainda mais duro" que o do comunicado pós-reunião emitido semana passada

22 junho 2021 - 18h22Por Redação SpaceMoney

O BTG Pactual disse, em relatório divulgado nesta terça-feira (22), que a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) de sua reunião de junho teve uma postura “hawkish”, ou seja,  mantendo uma política austera, com taxas de juros mais altas. Com isso, o banco informou que elevou sua projeção para a Selic de 6,5% para 7,5% ao ano no fim de 2021.

Segundo o banco, o "tom" da ata veio "ainda mais duro" que o do comunicado pós-reunião emitido semana passada. O BTG chama atenção para o destaque do comitê para a possibilidade de alta mais intensa da Selic em agosto. Ainda segundo o relatório, a mensagem de hoje reforça a impressão de um ritmo mais acelerado de altas na taxa.

"Os membros do Copom acreditam que estímulos fiscais e monetários estão impulsionando um crescimento global robusto, enquanto os resultados recentes da inflação vieram acima do esperado", disseram no relatório.

O texto do BTG também informa que a ata não trouxe novidades em relação ao comunicado pós-reunião no que se refere à inflação, "além dos riscos de baixa mencionados no parágrafo sobre o cenário internacional".