sábado, 20 de abril de 2024
Retomada

BTG: setor de serviços "supreende" e cresce acima do esperado pelo banco

O setor cresceu 19,8% na comparação anual

11 junho 2021 - 13h46Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

O BTG Pactual disse, em relatório divulgado nesta sexta-feira (11), que a alta de 0,7% em abril frente ao mês anterior no volume de serviços prestados no país foi "supreendente", superando suas expectativas. Os dados são da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada hoje mais cedo pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As estimativas do BTG para o setor de serviços era de crescimento de 19% na comparação anual, ao passo de que o setor cresceu 19,8% na mesma base comparativa. Segundo o documento do banco, a alta superou também o consenso do mercado, que era de alta de 18,6% na comparação anual.

Apesar do resultado, o relatório informa que o setor de serviços ainda está 1,5% abaixo dos níveis pré-pandemia. Porém. o texto ressalta que isso reforça a resiliência da atividade econômica.

"O resultado surpreendeu dado o agravamento da pandemia em abril", disse o banco no relatório. "Em especial, o segmento de alojamento e alimentação teve alta expressiva,  reforçando a nossa expectativa positiva para o ano com a retomada do setor de serviços e a volta mais acelerada do mercado de trabalho".

Setores

Ainda segundo o BTG, alguns setores permanecem acima dos níveis pré-pandêmicos, com destaque para serviços de TI (28% acima de fev/20), serviços técnicos e profissionais (+10%), transporte aquaviário (+13%) e armazenamento e correio (+12%).

"Os serviços de alojamento e alimentação prestados às famílias e o segmento de transporte aéreo são os setores mais distantes dos níveis pré-pandêmicos, estando 41% e 46% abaixo de fev/20, respectivamente", informou o banco.