sexta, 29 de março de 2024
Recomendação

BTG recomenda compra de ações da Lojas Americanas (LAME4)(LAME3) e B2W (BTOW3)

Banco analisa termos da fusão das duas companhias

04 junho 2021 - 13h45Por Redação SpaceMoney

Na noite desta quinta-feira (3), o BTG Pactual (BPAC11) divulgou relatório de análise dos termos da fusão entre Lojas Americanas (LAME3)(LAME4) e B2W (BTOW3). O banco manteve recomendação de compra das ações das duas companhias.

Na primeira etapa , a B2W incorpora os ativos da LAME, ou seja, suas lojas e sua participação de 57% na Americanas Digital. Com essa estrutura, a B2W pode utilizar os créditos tributários acumulados em seu balanço, que somam R$ 3,4 bilhões.

Com isso, a Lojas Americanas passa a ser um veículo de investimento não operacional (sendo a sua participação na B2W o único ativo de seu balanço). Assim, a companhia continua listada e mantém suas ações ON e PN. Enquanto, B2W passa a se chamar Americanas SA, com novo ticker: AMER3.

Na segunda etapa, a Lojas Americanas informou ainda que, em até um ano, deve listar a empresa nos Estados Unidos, ou seja, vai unificar as ações ON e PN.

Espera-se que este negócio seja aprovado nas assembleias de acionistas de ambas as empresas (agendadas para 10 de junho). 

Nova estrutura acionária sob o mesmo grupo de controle

Pelos termos do negócio, os acionistas de Lojas Americanas receberão diretamente ações da AMER3 em decorrência da transferência dos ativos.

Conforme estabelecido por comitê independente, a relação de substituição das ações da Lojas Americanas (ON e PN) pelas ações da B2W foi fixada em 0,18. "Se considerarmos o valor contábil das duas empresas, a relação de troca seria de 0,134", calcula o BTG.

Após esse primeiro momento, o acionista controlador da Lojas Americanas passa a deter diretamente 14,43% da AMER3, e os acionistas minoritários da Lojas Americanas, 23,25%.

Já a Lojas Americanas terá 38,94% da Americanas SA (AMER3) e os atuais acionistas da B2W, 23,38%.

"Embora o negócio deva desbloquear valor, atualmente vemos assimetria no desconto de manutenção, especialmente em LAME3", aponta o material.

"Em um exercício (que detalhamos nas tabelas 3 e 4), assumindo os preços atuais para LAME4, LAME3 e BTOW3 e a relação de troca de 0,18 ações das Lojas Americanas (tanto ON e PNs) para ações B2W, alcançamos descontos NAV (Valor Patrimonial Líquido) para LAME4 e LAME3 de 8,2% e 12,7%, respectivamente", conclui.