sexta, 29 de março de 2024
Global Digital Banking Index 2021

Brasil tem uma das maiores adesões a bancos digitais do mundo, segundo pesquisa

44% dos entrevistados têm conta em bancos digitais

14 dezembro 2021 - 11h36Por Redação SpaceMoney

O Brasil está entre os três países com maior participação de clientes e com crescimento mais rápido na adesão ao modelo de bancos digitais, segundo levantamento do banco digital N26 em parceria com a Accenture, realizado com mais de 47.000 clientes bancários em 28 países. 

O Brasil está à frente (44%) nesse processo de economias maiores, como os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido. Lideram Arábia Saudita (54%) e Emirados Árabes Unidos (51%).

O estudo aponta que o país com crescimento mais rápido na adoção do modelo de bancos digitais nos últimos dois anos foi a Suíça, com alta de 82%. Brasil (73%) e Austrália (58%) vêm na sequência.

Além disso, o Brasil foi o primeiro país apontado com mais mulheres clientes de bancos digitais do que homens (52% mulheres e 48% homens). 

Globalmente, 23% dos entrevistados possuem uma conta bancária digital, e 46% afirmaram que seriam motivados a experimentar a abertura de conta. O estudo afirma que os bancos digitais têm espaço para crescimento, com um mercado potencial que englobaria 70% da população dos países pesquisados, ou 1,4 bilhão de pessoas.

Os números no Brasil são animadores, mas quase 70% da população tem gasto maior ou igual à renda, segundo o I-SF (Índice de Saúde Financeira), lançado pelo Banco Central e Febraban.

“Nos últimos anos, vimos grandes avanços na relação dos brasileiros com os bancos. O acesso digital e o relacionamento mais próximo e centrado no usuário permitiu a abertura de milhões de contas digitais. Mas mesmo assim, a relação do brasileiro com dinheiro não melhorou”, diz Eduardo Prota, CEO da N26 Brasil.

Com informações de VCRP Brasil.