quarta, 24 de abril de 2024
Ofertas públicas iniciais

Brasil deve superar recorde histórico de IPOs em 2021, diz relatório

Consultoria prevê mais de 100 empresas abrindo capital na Bolsa neste ano

16 julho 2021 - 16h10Por Redação SpaceMoney

O número de IPOs (sigla em inglês para oferta pública inicial) – a primeira vez que uma empresa tem suas ações negociadas na Bolsa – no Brasil em 2021 deve superar o recorde histórico de 2007, quando 64 companhias abriram seu capital. A estimativa é da consultoria Duff & Phelps, que prevê mais de 100 empresas abrindo o capital na Bolsa neste ano.

O relatório apontou que 25 IPOs foram realizados no país de janeiro a maio de 2021, além de 13 follow-ons (oferta subsequente de ações). Ao todo, IPOs e follow-ons arrecadaram mais de R$ 65,5 bilhões (cerca de US$ 12,1 bilhões) até maio.

De acordo com a consultoria, fatores internos favoráveis, como patamares baixos das taxas básicas de juros, potencial de consumo interno e a expectativa favorável para reformas estruturais estão entre os principais impulsionadores do apetite dos investidores locais e estrangeiros.

Segundo o estudo, de janeiro a maio, a atividade de M&A (fusões e aquisições) na América Latina aumentou 43,6% em comparação com o mesmo período de 2020: foram 293, com o Brasil liderando em volume e valor de atividade, seguido por México e Chile.

"O Brasil está experimentando uma forte recuperação após a turbulência econômica causada pela pandemia; há uma implantação mais ativa das vacinas, e os números recentes de crescimento do PIB [é esperado um crescimento do PIB de 5,5% este ano], impulsionados pela demanda interna, se somam ao ciclo global favorável para commodities e ao comprometimento do governo brasileiro com uma série de importantes reformas estruturais, incluindo a simplificação do ambiente tributário doméstico excessivamente complexo e a reforma administrativa", afirma o diretor da Duff&Phelps, a Kroll Business no Brasil, Alexandre Pierantoni.

*Com informações de GBR Comunicação

Tags: B3, follow-on, IPO