terça, 23 de abril de 2024
Projeção

Banco Inter (BIDI11) eleva previsão do PIB brasileiro de 4,8% para 5,1% em 2021

Recuperação global mais forte e avanço da vacinação no Brasil devem impulsionar crescimento, segundo o banco

23 junho 2021 - 12h44Por Investing.com
 - Crédito: Divulgação

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O Banco Inter (BIDI11) revisou a projeção para o PIB brasileiro em 2021 de 4,8% para 5,1%, citando que a recuperação global mais forte e o avanço da vacinação no Brasil no segundo semestre devem impulsionar o crescimento da economia do país.

Para 2022, a projeção é de alta de 2,5%.

O banco também aponta, em comunicado desta quarta-feira (23), que a inflação no primeiro semestre acima do esperado ainda é característica de choques de oferta, que tende a ceder no segundo semestre, mas encerrar o ano acima da meta, em 5,9%. A previsão anterior era de 5,1%.

Já em relação ao dólar, o banco aponta que o risco fiscal segue controlado, favorecendo a taxa de câmbio, que deve reduzir da média de R$ 5,40 no primeiro semestre para R$ 4,90 até o final do ano, contribuindo também para a redução da inflação, principalmente via preços de insumos.

Para a Selic, a expectativa é de manutenção do atual ciclo de altas por conta da recuperação da economia mais forte e inflação em alta. No entanto, os economistas do banco acreditam que o ajuste necessário na política monetária deve ser menor que o esperado pelo mercado, com uma Selic em 6% ao final de 2021, ante a projeção anterior de 5,5%.

Eles apontam ainda que, dentre os riscos para a economia ao longo do ano, a inflação corrente elevou os custos da indústria e juntamente com custos de energia elétrica em elevação, devido à crise hídrica, pode resultar em repasses para os preços dos serviços no segundo semestre.

Para o banco, as condições financeiras globais podem deixar de ser favoráveis com elevação dos juros nos EUA antes do antecipado.