segunda, 29 de abril de 2024
Empresas

Banco do Brasil (BBAS3) e a escravidão: MPF abre inquérito para apurar vínculo histórico

Procuradores citam que a presença de traficantes foi visível nas fases de constituição da instituição

29 setembro 2023 - 09h00Por Redação SpaceMoney

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar o vínculo do Banco do Brasil (BBAS3) com a escravidão e com o tráfico de pessoas negras escravizadas no século XIX. A ação foi revelada em primeira mão pela agência BBC.

O órgão pediu que a instituição financeira se manifestasse sobre a existência de pesquisas financiadas para avaliar a narrativa sobre a sua própria história e iniciativas com especificidades específicas de peças em relação a esse período.

Em documento, procuradores citam que a presença da escravidão e dos traficantes foi visível nas fases de constituição do BB e destacaram a menção feita na notícia do fato ao papel singular do banco na sustentação da economia mercantil escravista.

A presidência da estatal vai se reunir com um grupo de pesquisadores para discutir o tema no dia 27 de outubro, às 10:00, no Rio de Janeiro (RJ). Os ministérios de Direitos Humanos e Cidadania e da Igualdade Racial foram convocados para o encontro.

As informações são da agência BBC e do jornal Folha de S.Paulo.