sábado, 20 de abril de 2024
Indústria

Avanço de 0,9% da produção industrial é surpresa positiva, diz economista

02 fevereiro 2021 - 15h34Por Redação SpaceMoney

A produção industrial de dezembro de 2020, divulgada nesta terça-feira (2) pelo IBGE, avançou 0,9% ante uma expectativa de contração de 0,4%. Para o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, o resultado pegou muitos de surpresa e se mostrou ainda mais inesperado na comparação anual, em que o avanço foi de 8,2%, frente a uma expectativa de 5,5%.

"Vale destacar que o resultado surpreendeu até o mais otimista dos agentes que esperavam avanço de 8,1% na comparação anual. A surpresa se concentrou no desempenho de Bens de Capital que subiu excelentes 35% na comparação anual. Evidentemente o desempenho das demais categorias de uso também foi positivo, com destaque secundário para Bens de Consumos Duráveis e Bens Intermediários", explica.

O economista destaca que, ainda que a produção industrial não tenha representatividade elevada no PIB brasileiro, ajuda a compor uma perspectiva menos negativa para 2020. "Vale pontuar que o avanço da produção, principalmente na capacidade produtiva, poderá remover eventuais pressões de oferta, com potencial implicações sobre uma descompressão de preços".