sexta, 26 de abril de 2024
Estimativa

Austrália eleva previsão de safra de trigo em 17% para níveis próximos a recorde

Escritório de economia espera produção de 32,63 milhões de toneladas no ano comercial que termina em 30 de junho de 2022, ante estimativa de junho de 27,8 milhões de toneladas

06 setembro 2021 - 11h58Por Reuters
Colheita de trigo na AustráliaColheita de trigo na Austrália - Crédito: Reuters

Por Colin Packham, da Reuters - Agricultores australianos estão próximos de colher um volume quase recorde de trigo nesta temporada, informou o órgão de previsões para commodities do país, ao elevar sua estimativa de safra em mais de 17% após um clima favorável para as lavouras.

O escritório australiano de economia agrícola (Abares, na sigla em inglês) disse que agora espera produção de 32,63 milhões de toneladas no ano comercial que termina em 30 de junho de 2022, ante estimativa de junho de 27,8 milhões de toneladas.

Caso a previsão se confirme, seria a segunda maior colheita de trigo da Austrália, atrás do volume do ano passado (33,34 milhões de toneladas).

"Tivemos excelentes condições de cultivo ao longo de junho e julho deste ano, com precipitação na média ou acima da média na maioria das regiões de cultivo", disse Jared Greenville, diretor-executivo da Abares.

Uma produção abundante de trigo no quarto maior exportador mundial pesaria sobre os preços globais de referência, que atingiram o maior patamar em mais de oito anos.

O clima úmido em toda a Austrália também deve melhorar a produção de cevada e canola.

A Abares disse que a produção de cevada chegaria a 12,5 milhões de toneladas neste ano, acima da estimativa de junho de 10,4 milhões de toneladas.

Os produtores australianos devem colher um recorde de 5,03 milhões de toneladas de canola. A Abares havia apontado anteriormente produção de 4,2 milhões de toneladas.