quinta, 25 de abril de 2024
Política monetária

Ata do Copom: BC considerou acelerar alta de juros

Membros do comitê decidiram, por unanimidade, elevar a taxa Selic a 4,25% em reunião encerrada na última quarta-feira (16)

22 junho 2021 - 09h22Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (22), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou a ata de sua última reunião realizada nos dias 15 e 16 de junho.

O Copom avaliou a possibilidade de acelerar a alta dos juros na semana passada, mas entendeu que seria mais adequado manter o ritmo de aperto de 0,75 ponto percentual, com a indicação de um aperto maior no encontro seguinte - a ser realizado nos dias 3 e 4 de agosto.

Assim, os membros do comitê, segundo a ata, podem acumular mais informações sobre a evolução dos preços mais inerciais, em meio à recuperação do setor de serviços, e também do comportamento das expectativas de inflação.

Segundo o documento, a decisão de elevar a taxa básica de juros Selic em 0,75%, além de "assegurar a estabilidade de preços", "também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego". Foi a terceira elevação consecutiva.

O material também indicou que a projeção para o IPCA de 2021 no cenário básico está em 5,8%.

Com informações de Reuters.