sábado, 27 de abril de 2024
Planejamento financeiro

ARTIGO - Você conhece os 4 pilares do sucesso financeiro?

Se você ainda não tem um planejamento financeiro faça isso levando em conta os principais riscos ao longo da vida e sabendo identificar as oportunidades certas para realizar projetos e conquistar objetivos

23 março 2021 - 18h38Por Redação SpaceMoney

Por Fábio Murad*

O mundo em que vivemos está passando por uma série de transformações. O cenário financeiro está passando por milhares de mudanças. Novos modelos de negócios vêm surgindo, novas tecnologias, pix, open banking fintechs etc.

Mas será que esse cenário de inovação está trazendo efetivamente mudança na vida das pessoas? As pessoas estão conseguindo conquistar a independência financeira? Estão conseguindo se organizar financeiramente? 

De acordo com uma pesquisa da CNDL e SPC Brasil, 56% dos brasileiros não conseguem administrar o seu dinheiro. A falta de disciplina não ajuda nesse planejamento financeiro.

Neste artigo, vou contar um pouco para vocês sobre os 4 pilares do sucesso financeiro que desenvolvemos na SpaceMoney, e como podemos te ajudar de verdade a atingir a tão sonhada independência financeira!

O primeiro pilar, e o mais importante, é o P do Planejamento Financeiro. Como diria John James Beckley, assessor político e o primeiro bibliotecário do Congresso Americano, “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”.

O planejamento financeiro consiste em organizar as finanças pessoais, criando uma espécie de blindagem das necessidades e anseios do indivíduo, auxiliando a realizar, de fato, os seus projetos e sonhos de curto, médio e longo prazo, protegendo a si e a sua família!

O Planejamento Financeiro é o primeiro pilar, é a minha luta e da SpaceMoney para disseminar educação financeira para a maior quantidade possível de brasileiros, que são ávidos por esse conteúdo educativo.

O segundo pilar é o P da Proteção. O pilar da proteção é prioritário na agenda da SpaceMoney. Mais de 90% dos brasileiros quando chegam na aposentadoria dependem de amigos, familiares ou do INSS. Você não quer fazer parte desta estatística, certo? 

Quando falamos em proteção, logo vem à mente seguros. No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Zurich, apenas 19% da população têm seguro de vida, e mesmo quando têm o seguro, por vezes ele é insuficiente para proteger a família em caso de morte.

Antes de a pessoa pensar em investir, ela deve ter em mente que existem 3 riscos financeiros na vida de qualquer indivíduo. O Primeiro risco é de viver muito. Se você são se planejar para a aposentadoria, você certamente cairá na estatística dos milhões de brasileiros que dependem da ajuda dos amigos, familiares, INSS ou caridade para sobreviver.

O Segundo risco é o de viver pouco. Pense agora na sua família. Se você falecer agora o que acontece? Você deixará sua família em uma boa situação financeira, ou o caos se instalará na sua casa?

E o Terceiro Risco é o de ficar inválido. Se acontecer um evento de invalidez e sua força de trabalho for comprometida, você dependerá do INSS, família etc. De acordo com o Ministério da Fazenda, entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de acidentes de trabalho no Brasil! Então, proteja você e sua família, e não esqueça de incluir seguros e previdência privada em seu planejamento financeiro pessoal!

O terceiro pilar é o dos Projetos. Todo mundo deve ter um sonho ou projeto. Nós seres humanos somos oxigenados e movidos por esse combustível. Coloque no papel os seus planos e sonhos e detalhe esse projeto. Quando eu falo em projetos, eu falo em crédito. Mas em um crédito inteligente, que caiba no seu bolso, com juros inteligentes. Pode ser um crédito com garantia em automóvel ou com o seu imóvel! Nunca pegue crédito no Cheque Especial, crediário ou qualquer outra modalidade que tenham juros exorbitantes para executar o seu projeto!
 
E, finalmente, o quarto pilar é a Prosperidade. Para prosperar, você deve investir! Esse pilar é o mais importante para você atingir a tão sonhada independência financeira. No Brasil, hoje, existem centenas de maneiras diferentes na hora de investir. Mas realmente poucas alternativas que você consegue carimbar o seu dinheiro para cada objetivo financeiro que você defina. 

Estou falando aqui de um conceito relativamente novo na gestão de patrimônio, o Goal Based Investment (GBI), que foca em definir planos voltados para atingir objetivos específicos de vida. Juntar dinheiro por juntar dinheiro não leva você a lugar nenhum. O seu investimento tem que ter propósitos e objetivos definidos claramente, motivando você nessa jornada da busca da Prosperidade e da Independência Financeira.

Resumo da ópera: Planejamento Financeiro, Proteção, Projetos e Prosperidade!

*Fábio Murad é economista, contabilista e CEO da SpaceMoney