segunda, 08 de agosto de 2022
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Efeito negativo

ARTIGO - O preço dos combustíveis e a retomada da atividade econômica

Não é possível pensarmos no impacto dos combustíveis sobre o bolso das famílias sem considerarmos a necessidade de uma estrutura fiscal eficiente

10 maio 2021 - 11h20Por Redação SpaceMoney

Por Leila Pellegrino*

O impacto do preço dos combustíveis no bolso do consumidor tem sido, nos últimos meses, objeto de grande atenção. Além de comprometer o poder aquisitivo da população, já muito afetada pela perda da renda e do emprego na pandemia, a alta dos preços reforça pressões inflacionárias e tem efeitos negativos sobre a atividade econômica e a competitividade da estrutura produtiva nacional.

É importante termos em mente que, para além do seu impacto no orçamento doméstico e na inflação, a oscilação dos preços reflete fragilidades importantes da economia brasileira que precisam ser enfrentadas com celeridade, sob risco de comprometer uma eventual recuperação econômica.

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O preço final ao consumidor (na bomba do posto) depende de muitos elementos. Se tomarmos a composição dos preços dos combustíveis como referência, temos que o mercado internacional do petróleo exerce grande pressão sobre o valor dos combustíveis. Nos últimos meses, a combinação de uma alta do preço da commodity no mercado internacional e a depreciação do Real impôs ritmo à elevação dos preços dos combustíveis.

A elevação do preço internacional do petróleo foi resultado do aumento de demanda em razão da retomada das atividades comerciais e produtivas em diversas economias. A depreciação da moeda, por sua vez, expõe a fragilidade internacional do país associada ao fraco desempenho econômico, ainda mais agravado pela pandemia.

Outro componente importante dos preços é a carga de impostos que recai sobre os combustíveis. Somados, ICMS, PIS/Pasep e Cofins respondem por 44% do valor final da gasolina e 23% do valor do diesel. Assim, não é possível pensarmos no impacto dos combustíveis sobre o bolso das famílias e os custos da atividade produtiva sem considerarmos a necessidade de uma estrutura fiscal eficiente.

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Também pesam na formação de preços dos combustíveis o etanol e o biodiesel adicionados à gasolina e ao diesel, respectivamente. Embora sejam itens de produção nacional, seus preços são influenciados pelo câmbio e pelo preço do açúcar no mercado internacional. O aumento do consumo de álcool para uso doméstico também influencia o preço do produto.

Embora não seja o principal elemento na formação dos preços, a dinâmica dos preços do etanol e do biodiesel reforçam a tendência de alta no valor dos combustíveis.

O preço dos combustíveis é ainda influenciado pela remuneração dos agentes intermediários e revendedores, que respondem por 16% do preço do diesel e 12% do preço da gasolina, respectivamente. A manutenção da remuneração desses agentes intermediários faz com que uma eventual elevação nos preços dos combustíveis seja repassada integralmente ao consumidor, ao passo que uma eventual queda dos preços, não.

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Portanto, a evolução dos preços dos combustíveis reflete uma rede ampla de agentes e fatores econômicos com interesses distintos e tem amplo impacto sobre a economia e a inflação. Nessa rede, a defesa dos interesses do consumidor final demanda melhorias na política nacional de estoques de combustíveis e na tributação na cadeia desse setor.

Além disso, com um olhar mais abrangente e orientado para o futuro, cabe acelerarmos a transição para outras matrizes energéticas (formação de uma "economia de baixo carbono"), reduzido a dependência nacional de combustíveis fósseis. Resta saber se estamos conduzindo o país com olhos voltados para o futuro ou se dirigimos com olhos fixos no retrovisor.

*Leila Pellegrino é professora de Economia e coordenadora do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

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