Menu
Busca quarta, 24 de fevereiro de 2021
Menu
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Entrevistas
    • Seguros e Previdência
    • Crédito / Empréstimo
    • Especiais Patrocinados
  • SpaceDicas
  • Colunistas
  • Recomendações
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • E-books
    • Glossário
    • Infográficos
    • Links Interessantes
    • Minicursos
  • Ferramentas
    • ADRs
    • Ações Ibovespa
    • Comparador de Fundos
    • Criptomoedas
    • Download SpaceNow
    • Perfil do Investidor
    • Planilhas
  • Contato
    • Atendimento
    • Anuncie
    • Quem Somos
    • WhatsApp
  • App SpaceBank
  • Falar com Especialista
Busca
SpaceNow
Ibovespa fecha sessão com alta de 0,3% na esteira de NY; dólar cai, cotado a R$ 5,42
18h33 - 24 Fev 2021
Leia Mais
Cotações por TradingView
Comércio

ARTIGO - O pequeno varejista e a transformação digital causada pela pandemia

06 janeiro 2021 - 09h57Por Redação SpaceMoney

*Por Erick Melo

Poucos segmentos foram tão duramente atingidos pelo surto global da Covid-19 quanto o dos pequenos varejistas. Com serviços essencialmente "analógicos", a grande maioria deles teve de se adaptar e investir em ferramentas nunca antes cogitadas para não terem de fechar as portas por conta da pandemia.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 150.000 novas lojas on-line foram criadas no Brasil no período que abrange março a julho deste ano. Dos novos vendedores, 80% deles optaram por realizar as vendas dentro de grandes players do varejo on-line, como Submarino, Mercado Livre e Magazine Luiza. É uma jogada natural para os proprietários de lojas de diversidades e conveniência, sobretudo quando levamos em conta que os marketplaces já representam 78% do total do e-commerce brasileiro, segundo a Ebit/Nielsen.

Em outros segmentos, como o de alimentos, fora o movimento natural de se associar a uma grande marca on-line do setor, como iFood, Uber Eats e Rappi, pode-se observar que muitos dos proprietários optaram por soluções mais "autônomas", como delivery próprio, vendas e encomendas pelo WhatsApp. O setor se aproveita do fato de que a ferramenta de bate-papo on-line, aliás, está muito em evidência entre os brasileiros: 83% dos consumidores utilizam a ferramenta de comunicação para comprar produtos e serviços, segundo pesquisa realizada pela consultoria Accenture.

Seja via marketplace ou com recursos próprios, é imprescindível que o pequeno varejista tenha ciência de que hoje não existe mais a separação da venda on-line ou física. Tudo é venda, e as barreiras estão sendo rompidas entre esses dois universos.

Isso posto, não é nenhum absurdo que um pequeno varejista enxergue mais além e resolva aproveitar o potencial do quarto país com mais usuários de internet do mundo e opte por investir em seu próprio e-commerce. Para isso é fundamental definir a plataforma, as integrações, pensar nos parceiros, e claro, na jornada de experiência do usuário e do consumidor. Vale lembrar que o processo de venda no e-commerce é sempre o mesmo: o que muda é a forma como o usuário usará a sua plataforma e como será a experiência dele do início ao fim da compra, afinal não importa o tamanho: toda empresa sabe que agradar o cliente é fundamental.

Com esse cenário, o pequeno varejista que se prepara adequadamente terá um trunfo espetacular em mãos, já que o boom causado pela pandemia mostrou que mesmo empresas já experientes no on-line sofreram para se adaptar à alta nas demandas: o Procon de São Paulo registrou, somente entre os meses de abril e maio, um aumento de 41% nas queixas relacionadas aos atendimentos em compras pela internet. Por isso, caso você queira mover seu negócio para o mundo virtual, estude: seu público, seu potencial de atender às demandas, sua mão-de-obra, sua expertise, etc. Essa é a chave para o sucesso da transformação digital do seu negócio.

*CCO da WEBJUMP

Deixe seu Comentário

Top 10

  • 1
    SpaceDica

    As melhores fintechs do Brasil em 2021, segundo revista britânica

    14h18 - 17 Fev 2021
  • 2
    SpaceDica

    Veja as quatro ações mais recomendadas para a semana de 22/02

    12h00 - 22 Fev 2021
  • 3
    SpaceDica

    Magazine Luiza (MGLU3) é a ação mais recomendada para a semana de 17/02

    14h06 - 17 Fev 2021
  • 4
    Benefício em pauta

    Senado discute na próxima semana PEC que abre brecha para a volta do auxílio emergencial

    11h01 - 19 Fev 2021
  • 5
    Programa de Parcerias de Investimentos

    Decreto lista rodovias, portos e aeroportos a serem desestatizados

    09h48 - 23 Fev 2021
  • 6
    SpaceDica

    CSN Mineração (CMIN3) sobe 5,8% após IPO; ainda vale a pena comprar os papéis?

    18h15 - 18 Fev 2021
  • 7
    Balanços trimestrais

    JHSF e IRB Brasil reportam resultados após o fechamento; veja prévias

    08h46 - 18 Fev 2021
  • 8
    Controladores negam

    Cielo (CIEL3) dispara com notícia de possível fechamento de capital

    17h19 - 22 Fev 2021
  • 9
    Confira calendário completo

    IPVA 2021: termina hoje prazo do pagamento à vista para proprietários de veículos com placa final

    00h01 - 22 Fev 2021
  • 10
    SpaceDica

    IPOs 2021: confira a performance das empresas que estrearam na B3 no início de fevereiro de 2021

    13h22 - 22 Fev 2021

Leia Também

Faturamento da indústria de alimentos cresce 12,8% em 2020
R$ 789,2 bilhões

Faturamento da indústria de alimentos cresce 12,8% em 2020

19h12 - 24 Fev 2021
ENTREVISTA: Com foco em diversificação, Wiz aposta em parcerias com bancos
Seguradora

ENTREVISTA: Com foco em diversificação, Wiz aposta em parcerias com bancos

19h09 - 24 Fev 2021
Ações

GameStop salta com notícias de que um ativista causou a saída do CFO

19h03 - 24 Fev 2021
Portal de Serviços Públicos

Clientes da Caixa podem acessar serviços do governo pelo aplicativo

18h50 - 24 Fev 2021
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

[email protected] (11) 4118-2861 (11) 93312-6211 Rua Barão de Capanema, 343 - 1º andar Jardins
01411-011 - São Paulo/SP
Baixe nosso app:
Disponível no Google Play Disponível no App Store
Conteúdo
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Entrevistas
    • Seguros e Previdência
    • Crédito / Empréstimo
    • Especiais Patrocinados
    • investing.com
    • Agência Brasil
  • SpaceDicas
    • O que é?
    • Vale a pena?
    • Entenda
    • Ranking
  • Colunistas
  • Recomendações
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • E-books
    • Glossário
    • Infográficos
    • Links Interessantes
    • Minicursos
  • Ferramentas
    • ADRs
    • Ações Ibovespa
    • Comparador de Fundos
    • Criptomoedas
    • Download SpaceNow
    • Perfil do Investidor
    • Planilhas
Colunas
  • Investimentos alternativos
  • Mercado de Crédito
  • Finanças em família
  • Fundos de investimento
  • Macroeconomia
  • Tecnologia nos Investimentos
  • Tecnologia nos Investimentos
  • Renda Fixa
  • Cenário internacional
  • Fundos de investimento
  • Política Nacional
  • Fundos de investimento
  • Finanças para jovens
  • Mercado de seguros
  • Tecnologia nos Investimentos
  • Pequenas e médias empresas
  • Tecnologia nos Investimentos
  • Ambiente jurídico
  • Direito empresarial
  • Planejamento Financeiro
  • Profissionais de Investimento
Contato
  • Atendimento
  • Anuncie
  • Quem Somos
  • WhatsApp
  • Política de Privacidade
© 2019-2021 SpaceMoney. Todos os Direitos Reservados.
A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: O portal www.spacemoney.com.br (o "Portal") é de propriedade da SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 32.726.929/0001-03), sociedade controlada, indiretamente, pela SPACEMONEY Participações S/A (CNPJ/MF nº 30.253.731/0001-00), sociedade holding que controla empresas com atividades de: corretora de seguros, banco digital (wallet), gestoras de recursos de terceiros e promotora de crédito. Apesar de as Sociedades SpaceMoney estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pelo portal SpaceMoney são totalmente independentes, e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por outras áreas técnicas do Grupo SpaceMoney, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna do portal SpaceMoney.